Páginas

27.6.24

Viseversa, a partilha de um menu "bistrô português" a olhar o Tejo

Viseversa Restaurante

Com o rio por companhia, chega-se ao restaurante Viseversa no Hyatt Regency Lisboa como a um porto de entrada em terra. A viagem leva-nos a uma experiência que mostra à mesa sabores portugueses tratados com técnica e estética de bistrô, num compromisso entre referências lusas e um imenso cuidado na confecção e empratamento. 

Fruto do percurso pessoal, vindo de uma família de cozinheiros, e do seu desenvolvimento profissional, o chef Tiago Silva apresenta uma carta de "bistrô português", disponível ao jantar, para picar e partilhar (ou não) que se baseia em receitas tradicionais para criar pratos contemporâneos. Este caminho é reforçado pela escolha de pequenos produtores portugueses sempre que possível e a busca de um sentido de território trazido para a mesa, por exemplo nos lacticínios que compõem o couvert ou a bonita Tábua de queijos Nacionais (em baixo), composta por queijos Ortodoxo (requeijão, queijo azul).  

Viseversa RestauranteViseversa Restaurante

O convite para picar e petiscar ao final do dia com o Tejo ali ao lado, seja na luminosa sala que o Viseversa ocupa, seja na ampla esplanada, é irrecusável e encerra múltiplas possibilidades, frias e quentes, de que se destaca o delicioso e fresco Robalo, Lima e Funcho, perfeito para a estação estival. Para os amantes das carnes, a carta oferece um Tártaro de Novilho que surge em virtude de uma utilização eficiente dos diferentes cortes no intuito de evitar o desperdício. Ainda na lógica das carnes frias o  Presunto Pata Negra vem acompanhado de uma pequena salada e uns irreverentes pistácios que trazem uma combinação curiosa entre o curado do presunto e a profundidade de sabor deste fruto seco.

Viseversa Restaurante
Viseversa RestauranteViseversa Restaurante

No domínio das propostas quentes para petiscar, dois incontornáveis pratos com créditos na gastronomia portuguesa de Norte a Sul e que fazem parte do imaginário colectivo: o Pica-pau do lombo de novilho e Gambas à Guilho.


Viseversa RestauranteViseversa Restaurante

Já os pratos individuais são pensados para uma experiência mais particular, em que cada um escolhe a sua refeição, havendo contudo a possibilidade de continuar num registo de partilha a que os partos de carne convidam. No caso da escolha se virar para o mar, o Arroz de polvo reforça o caminho dos produtos nacionais traçado pelo chef com o arroz Carolino como estrela e a Açorda de camarão tigre a dar as boas-vindas ao pão e ervas aromáticas como pilar do prato

Viseversa RestauranteViseversa RestauranteViseversa Restaurante

O jarret/pernil de Borrego com batata, cebola e pão (imagem inicial) tem inspiração, como explicado pelo chef Tiago Silva, no ensopado de borrego e nos pratos de forno tradicionais e faz as delicias de todos os apreciadores desta carne. Já o Leitão assado com arroz de forno (em cima, ao centro) apresenta uma versão de barriga de leitão cozinhada a baixa temperatura, com a pimenta da receita original igualmente presente.

Para adoçar a refeição, novamente um piscar de olho a sobremesa tradicionais portuguesas confeccionadas e servidas em modo bistrô: um Arroz doce com telha de canela e gelado de limão em que os sabores portugueses surgem com novas vestes, a muito Alentejana Sericaia com ameixa de Elvas e gelado de lima, uma saborosa Tarte de requeijão e banana ou o excelente Parfait de mousse de chocolate com toffee de avelã e pimenta de Sichuan.

Viseversa Restaurante

O restaurante & bar oferece ainda um menu executivo ao almoço (25€) e uma carta all day dining. Muito recomendável subir até ao rooftop onde o ICON está aberto a partir das 17h e disponibiliza uma carta de cocktails e outras opções sem álcool, servidas com a paisagem do rio e a vista ampla da ponte 25 Abril.
__

Viseversa Restaurante 
Rua da Junqueira, 65
1300-343 Lisboa