É ali onde o mar encontra terra e a história se faz também da luz que guia os navegantes na noite pela costa de Cascais que fica o Farol Hotel. Situado numa casa do séc. XIX onde coexistem peças de arte e design contemporâneo, o restaurante The Mix combina inspirações de diferentes cozinhas sempre com o mar como bússola sob a orientação do chef Sebastian Fritye.
Os tons de azul reflectidos sobre o Atlântico mostram uma infinitude que faz do The Mix um lugar privilegiado para absorver a localização à mesa e aproveitar o espaço inspirador que é o Farol Hotel. Quase inevitável é a carta espelhar essa relação com o mar e as múltiplas influências que este traz consigo: desde o peixe e o marisco aos bivalves é de aromas marítimos que se faz parte da proposta do chef Sebastian Fritye, que não deixa de fora inspirações ibéricas no domínio das carnes ou pratos vegetarianos para ir ao encontro de outros paladares.
É hora de almoço e a mesa posta na varanda aberta sobre o oceano convida a uma refeição sem pressas que começa com o Cesto de pão e uma deliciosa Manteiga de alho confitado e tomate seco enquanto se decide o que beber. Seguindo a sugestão de um serviço de sala atento (sem ser intrusivo), iniciamos o almoço com um ADN Alvarinho Branco 2023 de Anselmo Mendes e Dirk Niepoort que se apresenta leve e fresco mas com vivacidade e boa acidez. Uma companhia perfeita para o exemplar Croquete de presunto Pata negra com maionese fumada e para o curioso Spring-roll de sardinha, pimentos assados e molho de gaspacho que, cheios de sabor, abrem caminho para as entradas.
À chegada é a dimensão visual que marca a presença do Ceviche de ostra nº00, geleia de tomate picante e ponzu mas é na boca que a explosão de doce, salgado, ácido e umami faz a festa. Competição (quase) desigual para a divertida Salada Caesar "Jaka" e guanciale que marca uma experiência diferente com um ingrediente pouco conhecido que é um dos maiores frutos comestíveis do mundo, a jaca. Um belo início de refeição!
Em virtude da possibilidade de escolher vinho a copo da extensa oferta, que permite experimentar diferentes opções, provámos um novo vinho para acompanhar os pratos principais, o Quinta do Vallado Branco 2023, que se mostrou mineral e cítrico. Em particular, os Filetes de peixe galo com saladinha quente e fria de batata e tomate biológico encontram na harmonização grande equilíbrio, com a fritura e o tomate a funcionarem como bons parceiros do vinho.
O rei do momento é no entanto o Arroz de ananás salteado, com leite de coco e gambas que ao chegar à mesa servido numa metade de ananás e repleto de cor tem toda a nossa atenção. De novo, são os sabores complexos em múltiplas camadas que ganham a preferência dos mais gulosos e convidam a sempre mais garfada. Neste caso, ao vinho falta um pouco mais de corpo e complexidade para ombrear com o prato e produzir outro diálogo com o copo.
Para a sobremesa, está guardado um novo momento de surpresa e reconhecimento pela beleza dos pratos. Entre o Cremoso de côco, abacaxi e lima (perfeito para dar continuidade à paleta de sabores anterior) e a Banana Split, é esta última que prende os olhares e pede (ainda) mais uma fotografia. Também nesta circunstância, a primeira colherada supera o que os olhos já comeram. Uma pequena maravilha!
Com o mar por companhia, o final da refeição faz-se com o incontornável café e uns gulosos mini-pastéis de nata para a despedida. Com uma espreitadela para a carta de jantar, prometemos voltar para descobrir o mundo das carnes e explorar a garrafeira de vinhos biológicos e de baixa intervenção do The Mix!
—
The Mix
Farol Hotel
Av. Rei Humberto II de Italia 7
2750-800 Cascais