❤ LISBOA

Lisboa, Fernando Pessoa

{em actualização}

As escolhas do coração e do estômago numa lista sempre incompleta dos meus sítios predilectos na cidade. O que me cativa num restaurante é um conjunto combinado de emoções, comida, pessoas e momentos que não podem ser traduzidos em palavras. Estes são os lugares onde volto sempre com um sorriso e que recomendo. Estão organizados por grandes zonas.

//////////////////////
CHIADO / PRÍNCIPE REAL
//////////////////////

U-Chiado

U-Chiado, buffet mediterrânico U-Chiado, buffet mediterrânico

Entre o S. Carlos e o São Luiz, bem no coração da cidade, fica o U Chiado. É um restaurante cheio de luz onde a lareira acessa dá as boas-vindas em dias de Inverno e a esplanada nos chama em dias de sol. Conhecido pelo seu brunch, tem agora um buffet mediterrânico durante a semana. Um sem fim de entradas frias, com um shot de gaspacho e uns cogumelos memoráveis, uma sopa quente e dois pratos que mudam diariamente. No dia em que almocei no U Chiado, a chuva pedia o conforto de uns filetes de robalo e legumes assados.

U-Chiado, buffet mediterrânico U-Chiado, buffet mediterrânico

Para terminar a refeição, uma mesa onde pastéis de nata, farófias e muitas frutas coloridas fazem companhia a um fantástico leite creme queimado.

{Brunch, menú mediterrânico ao almoço, esplanada para dias de sol e lareira para dias cinzentos}

U-Chiado, buffet mediterrânico

--
Largo do Picadeiro, 8 A, Rua Duques de Bragança, 1200-330 Lisboa
(encerra à 2ª feira)


///////////////////////

Umai

Sushi to Sashimi, restaurante Umai

O Umai é um lugar de encontro de sabores asiáticos. Asian Twist é a descrição dada pelos chefs Paulo Morais e Anna Lins para uma cozinha de mil sabores traduzidos em outros tantos pratos. É quando a vontade de embarcar rumo a Oriente se manifesta que o Umai e o Izakaya (em São Bento) são porto seguro para desejos de sushi e sashimi, gyozas ou brownies de chá verde.

{excelente para partilhar, menús de almoço, Dia de Mercado à 5ª feira}

Umai Umai, Chiado, Lisboa

--
Rua da Misericórdia nº 78, 1200-273 Lisboa
(Hotel Mercy)


//////////////////////
AMOREIRAS / RATO
//////////////////////

Origem - Cozinha Saudável

Origem - cozinha saudável Origem - cozinha saudável

A Origem - Cozinha Saudável é um conceito de restaurante onde os produtos biológicos, os ingredientes frescos e a comida saborosa se encontram. Ao almoço, sempre pratos diferentes com lugar cativo para as saladas, os cereais (como a quinoa e o bulgur), tartes e empadas vegetarianas e um prato diário de peixe ou carne. Acompanhados de sumos de fruta frescos. Porque ser saudável é ser equilibrado e alimentar também o espírito, não se pode sair sem sobremesa: um crumble, um flan ligeiro ou uma salada de fruta.

Experimente a mesa comunitária ou a esplanada, em dias de sol.

{self-service, apenas almoços, dias de semana}

Origem - cozinha saudável

--
Espaço Amoreiras - Centro Empresarial
Rua Dom João V, 24, 0.02, 1250-091 Lisboa



//////////////////////
LINHA / MARGINAL
//////////////////////

Restaurante Claro!

Restaurante Claro Restaurante Claro!

Esta é a casa do chef Vítor Claro com aquela que será provavelmente a melhor vista da marginal. Aqui a cozinha é contemporânea mas sempre no caminho de preservar tradições numa abordagem cuidada, pensada e muito consistente. Num dia frio com sol de uma Primavera renitente, comi um cozido a três tempos, com uma selecção de aperitivos, a sopa e o conduto de que não me esqueço.

Porque o chef Vítor Claro é um enófilo confesso, os vinhos na carta são propostas diferentes escolhidas a dedo e organizadas de forma peculiar. Nada como confiar nas escolhas do chef e no conselho informado de quem nos serve, simpática e competentemente.

{menú de almoço, menú de jantar, menú de fim-de-semana (cozido), menú da estação}

Restaurante Claro

--
Av. Marginal, Curva dos Pinheiros, Hotel Solar Palmeiras
2780-749 Paço de Arcos