10.12.07
Bolachas de Laranja com Sementes de Papoila
English Version
Depois de procurar durante décadas, lá encontrei as sementes de papoila (Obrigada Pipoka!) na rua ao lado da minha casa... O que fazer com elas? Apetecia-me imenso usá-las em bolachas - é a altura do ano: eu só penso em bolachas. Sonho com bolachas. Bolachas com sementes de papoila. Não que eu tenha visto uma receita, nem sei se existe. Já as comi num bolo de laranja, já as comi em pão, até já comi uma tarte de abóbora com sementes de papoila, mas em bolachas nunca. Daí que tenha resolvido pôr mãos à obra. Esta foi a minha entrada no Eat Christmas Cookies, um evento de cookies de todo o mundo que se pode encontar no Food Blogga da Susan.
Bolachas de Laranja com Sementes de Papoila
4 dúzias
1/2 chávena (150 grs) manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 chávena (150 grs) açucar fino
raspa de 1 laranja grande (cerca de 3 colheres sopa)
3 colheres sopa sumo laranja
2 3/4 chávenas (200 grs) farinha trigo
1 ovo
sementes papoila (cerca de 3 colheres sopa)
açucar para polvilhar
Bater a manteiga com o açucar até obter uma massa compacta. Juntar a raspa e sumo de laranja. Acrescentar a farinha, mexendo rapidamente e em seguida o ovo, ligeiramente batido. Fazer uma bola com a massa, cobrir de película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos.
Numa folha de papel vegetal, colocar uma colher de sementes de papoila (com cuidado, porque as sementes voam!) e rolar 1/3 da massa nas sementes. Com uma faca afiada, cortar fatias de 5 mm e estender cada uma com o rolo da massa. Adicionar algumas sementes sobre a massa e pressionar (com o rolo) para não se soltarem. Com um cortador de bolachas, cortar estrelas de diferentes tamanhos. Polvilhar com açucar. Repetir o processo até a massa acabar.
Colocar as bolachas sobre papel vegetal e levar ao forno a 165º C até ficarem douradas. Deixar arrefecer numa grelha com o papel vegetal.