1.3.08
Cacau & Canela
Quem por aqui passa provavelmente sabe que não sou freak por chocolate, mas o caso muda de figura quando se trata de canela. Se eu mandasse a canela entrava em metade das receitas cá em casa, o Provador é que tinha um ataque se isso acontecesse! A minha combinação favorita é meio estranha e tem cheiro a praia: cacau e canela. Esta receita de pão não é doce e vai bem com compotas e queijos, mas também com presunto e manjericão ou outros enchidos mais condimentados. A minha fatia da manhã estava delicosa com requeijão, mel e nozes.
Pão de Cacau e Canela
1 pão de forma
500 grs farinha T55
70 grs cacau em pó, extra para polvilhar
1 1/4 colher chá fermento seco
3 colheres sopa azeite (baixa acidez), extra para pincelar
3 colheres sopa açucar mascavado
350 ml água morna
1 colher chá sal
1 colher chá canela
Numa tigela, misturar a farinha, o cacau e a canela com o fermento e abrir um buraco no centro. Adicionar a água morna mexando com um garfo (se utilizar um mixer, deitar a água lentamente com a pá a funcionar em velocidade baixa). Acrescentar o açucar e o sal e depois o azeite. Trabalhar a massa por 10 minutos ou até estar elástica e não agarrar demasiado aos dedos (ou à tigela do mixer). Colocar a massa numa tigela pincelada com azeite, cobrir e deixar levedar num local seco por 1 hora ou até duplicar de tamanho. Deitar a massa numa superfície polvilhada com cacau em pó e amassar por mais 5 minutos. Preparar a forma, untada com azeite e polvilhada com cacau. Colocar a massa na forma, cobrir e deixar levedar por mais 45 minutes.
Aquecer o forno a 180ºC. Colocar uma pedra para pizza na parte inferior do forno. Para criar vapor, deitar água a ferver sobre cubos de gelo num prato fundo de forno e colocar no fundo do forno. Costumo colocar um pau de canela nesta água, fica um cheiro delicioso na cozinha e o pão ganha um sabor extra especial. Pincela-se o pão com azeite e leva-se ao forno a cozer por cerca de 25 minutos. Retira-se da forma e deixa-se arrefecer sobre uma grelha.
Nota: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos, depois os sólidos e por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita da mesma forma.