7.5.08
Go Bananas!
Bananas a estragarem-se na fruteira. Nada de diferente de outras fruteiras onde misteriosamente se verifica um súbito excesso de amarelinhas a tender para o preto, muito, muito pouco sexys. Tão pouco sexys que fica a dúvida quanto ao fim anunciado... bolo ou balde (do lixo)? Tenho uma receita de bolo de banana infalível que de quando em vez sai do caderno e salva as pobres da sina indesejável. É uma receita feita a partir de outras a que fui juntando ou retirando um ou outro ingrediente. Ao invés, dos americanos banana bread, cheira-me que tem qualquer coisa de africano, este bolo de banana...
Bolo de Banana
Faz 1 tabuleiro grande ou 2 tabuleiros pequenos (pode fazer-se 1/2 receita)
6 ovos
2/3 chávena natas (150 ml)
2/3 chávena manteiga sem sal, derretida e arrefecida (cerca 100 grs)
1/4 chávena azeite (50 ml)
1/2 chávena açucar amarelo
1 chávena açucar mascavado escuro (medido sem apertar)
1 e 1/2 farinha, peneirada
1 colher chá fermento em pó
1/2 colher chá canela
pitada de noz moscada
1 banana grande ou 2 médias picadas + 2 médias, fatiadas
3 colheres sopa caramelo líquido
Batem-se os ovos inteiros com os açucares por 2 minutos ou até o açucar mascavado se dissolver. Adiciona-se a manteiga, as natas e o azeite, misturando tudo até a mistura estar homogénea. Aos poucos, envolve-se a farinha, peneirada com o fermento e as especiarias. Junta-se a banana picada e mistura-se sem bater.
Num tabuleiro, pincela-se o caramelo no fundo e nas laterais e dispõem-se as fatias de banana. Deita-se a massa, devagar para não mexer a banana e leva-se ao forno a 180ºC por 35-40 minutos ou até estar cozido. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Fica delicioso com gelado.
Sugestões:
Tarte de Marmelo