9.10.08

Tomate Slow Mood

Tomatoes

A saga continua. O que é que se faz quando à nossa porta chegam cestos cheios de tomate? Bem, em primeiro lugar, diz-se 'Obrigada' - parte importante, porque é o que se faz qundo nos oferecem um presente. Agradece-se. Excepto se a cabeça (de alho chocho) já se perdeu em pensamentos longínquos de receitas e outras possibilidades. A visão de doces, sumarentos e delicosos tomates, para não falar num zilião de possibilidades em tons de vermelho vibrante, deixaram-me sem reacção. Ouvi depois que a tua cara de felicidade disse tudo!! É caso para dizer que eu não tenho segredos no que toca a comida!

Tomates assados lentamente são deliciosos por si só, em saladas, numa tarte ou com pasta, servem para fazer molhos ou sopa. Por mim, perco-me pelo molho de tomate feito no minuto (e num minuto!), reduzindo os tomates e os alhos assados (sem casca) a puré com umas quantas folhas de manjericão fresco. YAM!

Roasted Tomatoes

Tomates assados em forno lento

12-14 tomates médio-grandes, aos quartos
6-8 dentes alho, com pele
1/4 chávena azeite (cerca de 60ml)
1 colher sopa açucar
umas gotas vinagre balsâmico
sal e pimenta
pitada manjericão seco (opcional)

Aqueça o forno a 150ºC. Coloque os tomates e os dentes de alho num tabuleiro forrado com papel vegetal. Regue com o azeite e vinagre balsâmico. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com o açucar e o manjericão seco. Asse por 50-60 minutos ou até os tomates estarem secos. Retire a pele dos alhos e esmague. Use com os tomates.

Guarde no frigirífico com azeite extra, se necessário. Use antes de uma semana.

Roasted Tomatoes