18.1.08

Pão de quê?



Batata. Pão de Batata. Nem mais! Há uns tempos enquanto lia os blogs por aí encontrei diversas referências aos Daring Bakers. A primeira coisa que me ocorreu foi Mas quem diabo são os Daring Bakers? A isso voltaremos mais tarde porque no entretanto percebi que toda a gente andava a fazer pão de batata - uns com óptimos resultados, outros nem tanto. A Tanna do My Kitchen in Half Cups tinha escolhido a receita do livro Home Baking: Sweet and Savory Traditions from Around the World, de Jeffrey Alford e Naomi Duguid. Fiquei intrigada e cheia de vontade de encher a cozinha de farinha. O que eu não esperava era que fosse tão difícil e fizesse tamanha porcaria!



A receita original encontra-se aqui.

1 pão grande e 1 foccacia

4 batatas (cerca de 200grs), esmagadas
1350 grs farinha 65
130 grs farinha trigo integral
950 ml ml água morna, de cozer as batatas
2 colheres chá fermento seco
1 colher sopa sal + 1 colher chá extra
1 colher sopa amanteiga sem sal, derretida

Numa tigela grande, junta-se 750 ml de água com as batatas esmagadas e deixa-se arrefecer. Mexe-se o fermento, com o sal e 2 chávenas de farinha e acrescenta-se às batatas e à água, mexendo para dissolver. Deixa-se descansar 5 minutos. Aos poucos, adiciona-se a manteiga e a farinha integral, mexendo rapidamente. Acrescenta-se mais 2 chávenas de farinha e mexe-se até estar incorporado. Deita-se a massa numa superfície enfarinhada e amassa-se acrescentando a farinha necessária durante 10 minutos. (A massa é bastante húmida e fica muito leve mesmo no final da amassadura) Coloca-se a massa numa tigela, cobre-se com película e deixa-se levedar num local quente e seco por 2 horas ou até ter duplicado de tamanho. Findo este tempo amassa-se mais um pouco e divide-se em 2 partes (uma 2/3 e outra 1/3). Cobre-se a parte maior com um pano e deixa-se levedar mais 30 minutos numa forma para pão. Leva-se ao forno a 180ºC por 45-50 minutos ou até estar dourado. Retira-se do forno, polvilha-se com sal e deixa-se arrefecer sobre uma grelha metálica.

Também fiz uma foccacia, com azeitonas pretas, tomate seco e cebolas vermelhas.



Para a focaccia:
Estende-se a massa num rectângulo com as palmas das mãos. Transfere-se a focaccia para papel vegetal. Pincela-se com azeite, espalham-se azeitonas pretas, tomates secos e cebolas vermelhas (cortadas finamente) e polvilha-se com manjericão seco. Cobre-se e deixa-se levedar por 20 minutes.
Coloca-se uma pedra de cozedura na prateleira central do forno e aquece-se a 200°C.
Achata-se o pão com as pontas dos dedos e, sobre o papel, coloca-se sobre a pedra e deixa-se cozer até estar dourado, cerca de 10 minutos. Muda-se para uma grelha metálica e dixa-se arrefecer um pouco antes de servir. Polvilha-se com flor de sal.