9.6.08
Gougères e um jogo de futebol
Uma ressalva prévia para quem espera mais uma manifestação de euforia colectiva como as muitas que têm surgido nos últimos dias depois da vitória de Portugal frente à Turquia: este não é um post sobre futebol. Eu não sou uma fervorosa adepta do maior desporto do mundo e o Euro 2008 não é o centro das minhas atenções nos dias que correm. Mas é quase impossível não embarcar na insanidade nacional que se instalou! Não querer saber do Euro é como tentar não festejar o Natal: ou uma pessoa se cansa a explicar 347 vezes que não quer saber ou se associa e pronto, problema resolvido. Se os comboios não andam, se o Porto de Lisboa pára, se o meu sogro mete férias e até os meus amigos non-futebol-a-holics me perguntam onde vou ver o jogo da selecção, o que é que eu que posso fazer??
Pois faço aquilo que sei fazer. Faço gougères, que os nervos do jogo pedem algo que se mastigue. Depois dos profiteroles, andava ansiosamente à espera de uma oportunidade para experimentar esta variação de massa choux. Usei a receita de uma revista francesa que a minha amiga Pipoka me deu a conhecer, a Saveurs. E dei por mim a roer as unhas e arrancar os cabelos de cada vez que a bola foi ao poste e a gritar os golos como se percebesse alguma coisa do quatro-quatro-dois ou da subida dos médio-ala... O que hei-de eu fazer se a única ligação entre comida e futebol que me ocorre é a (pouco correcta) expressão de 'até os comemos'... aos gougères, claro!
Gougéres de Cheddar
Adaptado de Saveurs, n.160 Avril/Mai 2008
½ chávena (120 ml) água
½ chávena (120 ml) leite
80 grs manteiga sem sal
¾ chávena + 1 colher sopa (120 grs) farinha
4 ovos
½ chávena Cheddar, ralado + ½ chávena para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água, o leite e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Adicionar a farinha (peneirada) e mexer com uma colher de pau. Levar a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retira-se do lume e coloca-se numa tigela. Junta-se o queijo Cheddar. Bate-se com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deita-se a massa em pequenos montinhos, com bastante espaço entre si, num tabuleiro com papel vegetal. Polvilham-se com o restante queijo. Cozem-se durante 25 minutos ou até estarem inchados e dourados. Deixam-se no forno por 3 minutos, com a porta entreaberta. Arrefecem sobre uma grelha metálica.