21.5.08

Profiteroles com Creme de Maracujá

Passionfruit Cream Profiteroles

Não faço segredo da minha admiração pela Donna Hay, pelos livros, pela revista e sobretudo pelo conceito subjacente às receitas e ao cuidado colocado na produção. Também já mencionei o Hay, Hay it's Donna Day, um evento que celebra a comida da dita senhora e em que já participei de outras vezes. O que não vos disse foi que o meu clafoutis de bacon e figos foi escolhido de entre muitos ! Como quem ganha, escolhe o tema seguinte resolvi que era altura de me aventurar na massa de choux... Serenidade - a coisa não é difícil como parece. ;)

Choux é uma massa que é cozida duas vezes, feita de manteiga, ovos, farinha e água ou leite e usada para fazer profiteroles, croquembouches, eclairs, French crullers, beignets, e gougères.

Profiteroles com Creme de Maracujá
Adaptado de Donna Hay's magazine, Issue 35

1 chávena água (240 ml)
100 grs manteiga sem sal
¾ cup (112 ½ grs) farinha (acrescentei mais 2 colheres de sopa bem cheias)
5 ovos

1/3 chávena sumo limão (80 ml)
2 chávenas (450 grs) icing sugar

creme de maracujá
2 chávenas natas frescas, batidas (480 ml)
2/3 chávena polpa maracujá (150 ml)
1/3 cup (50 grs) icing sugar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Adicionar a farinha (peneirada) e mexer com uma colher de pau. Levar a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retira-se do lume e coloca-se numa tigela. Bate-se com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deita-se a massa num saco de pasteleiro com um bico liso de 12mm e num tabuleiro com papel vegetal fazem-se bolas de 2 cm com bastante espaço entre si. Coze-se durante 15-20 minutos (os meus levaram mais de 20) ou até estarem inchados e dourados. Arrefecem sobre uma grelha metálica.

Para o creme de maracujá, misturar as natas batidas (com umas gotinhas de limão) en chantilly com a polpa de maracujá e o açucar. Reserva-se. Junta-se o sumo de limão com o açucar. Recheiam-se os profiteroles com o creme de maracujá e terminam-se com o icing de limão. Faz 45 (fiz maiores, deu 30).

****

A massa de choux é na verdade uma das mais fáceis de fazer de entre as massas francesas e muito versátil. Existem algumas dicas que podem facilitar o processo. Podem ser consultadas (em inglês) aqui ou colocadas por email à minha pessoa. ;) Os interessados podem, claro, participar no evento, as normas estão aqui.

Passionfruit Cream Profiteroles

20 comentários:

  1. Excelente descrição de um doce perfeito! Parabéns!

    ... e sem esquecer os créditos, que é algo que, por aí, anda cada vez mais esquecido.

    LPontes

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que uma vitória podia ser assim tão inspiradora...diz-me lá em que sítio é que posso ir votar em ti! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela escolha das receitas, são super apetitosas.

    Ainda não me aventurei em preparar esta massinha, mas não vai faltar oportunidade.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Este post só por si merecia um prémio. Desde a descrição do doce até às fotografias está tudo espetaculare e muito apelativo :)
    Parabéns pela distinção no envento da Donna Hay!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Huuuuummmm. Adorei a receita e os detalhes de sombra da foto. Linda!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Mulher, nem sei por onde comece a dar-te os parabéns, se pelo justo reconhecimento da tua tarte de figos e bacon, (que está na minha lista), se pelos profiteroles, se pelas fotos ou pelo texto!
    Ufa!!! Tu dás cabo de mim.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, o teu clafoutis mereceu.Estava lindo. Estes profiteroles não lhe ficam atrás.Uma verdadeira tentação. Bjinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  8. Suzana, nem sei por onde começo... OK, pelo começo:
    - parabéns pelo clafoutis, deve ser fantástico mesmo!
    - os profiteroles de hoje estão tentadores, demais de deliciosos!
    - as fotos e os posts, cada vez se superando em qualidade!
    Muito obrigada!

    Parabéns!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela vitória! E pela escolha, pois estes profiteroles têm um ar delicioso! E fresco, que já começa a apetecer! :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  10. Para além da delícia que devem ser, têm um ar muito sofisticado!

    ResponderEliminar
  11. eba!! parabens!! mais q merecida pq ficou um arraso o clafoutis!!!

    e será q vai dar vitoria consecutiva???estao incriveis essas profiteroles!!bjs

    ResponderEliminar
  12. Estão com um ar soberbo, o creme a sair dos prifeteroles está como a minha baba!
    Fantástico! e Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Suzana!!! Parabéns!!! Realmente a tua proposta, ainda por cima com figos que eu adoro, estava irresistível! Quanto a este atentado para os meus olhinhos, uma palavra: perfeitos!!

    Já pensaste no tema para o novo desafio? :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Ah, e esqueci-me de dizer que maracujá e figos são os meus frutos favoritos. Já agora, e seguindo a linha dos meus frutos favoritos, posso pedir manga, para o próximo desafio? Ahahah... Estou na brinca!

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspecto :o)!!!

    Meia dúzia para a mesa 5 por favor ;o)!

    Ehehee

    ResponderEliminar
  16. Suzana, muitos parabéns pela vitória no evento da Donna Hay! Aquele clafoutis estava de facto lindo!
    E que dizer destes profiteroles?? Absolutamente tentadores... Adoro maracujá, é das minhas frutas preferidas e esse creme está maravilhoso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. acho que quando estiver aí em lisboa vou ter que passar pela tua casa-restaurante. tens realmente também umas maos de fada!!!os meus mais sinceros parabéns por esses profiteroles!!!! beijocas

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha!!! adorei a escolha e sugestão!bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!