20.11.07
Sericá
English version
O meu pai diria que o melhor de Lisboa é a estrada para Évora. Já eu - na incapacidade total de escolher apenas uma - digo que das muitas coisas boas que o Alentejo tem, o Sericá é definitivamente uma. Exemplar perfeito da parcimónia característica da gastronomia alentejana, este é um doce feito a partir de muito pouco: ovos, açucar, leite e canela, misturados segundo preceitos seculares resultando num surprendente e inclassificável... bolo? O Sericá (ou Sericaia) serve-se com ameixas de Elvas em calda.
Aqui me confesso, cometi dois "sacrilégios" na confecção do meu: a) não tinha casca de limão e usei uma vagem de baunilha e b) na impossibilidade de encontrar ameixas em calda servi com esta calda de melão e laranja. Usei ainda soja em vez de leite (a minha adorada sogra tem intolerância à lactose) e a consistência ficou ligeiramente diferente.
250 grs açucar (usei 200 grs porque a soja que usei tinha bastante açucar)
125 ml água
400 ml leite (usei soja)
1 colher sopa (bem cheia) farinha trigo
pau de canela
casca de limão (não tinha, usei uma vagem de baunilha aberta ao meio, sementes separadas)
6 ovos (separados)
canela (muita!)
Leva-se o açucar com a água ao lume durante 15 min. até atingir um ponto fraco. Mistura-se parte do leite com a farinha, junta-se ao restante leite (usei um passador de rede), ao pau de canela e à baunilha e leva-se a engrossar um pouco em lume fraco (atenção aos grumos - mexer SEMPRE!). Adiciona-se a calda de açucar.
Separam-se os ovos. Fora do lume, misturam-se as gemas com o restante preparado (eu ponho umas colheradas na taça das gemas e só depois misturo tudo, para evitar que as gemas talhem). Leva-se de novo ao lume para engrossar de novo e apaga-se. Batem-se as claras em castelo, retira-se o pau de canela e a baunilha e envolve-se tudo cuidadosamente.
Num prato de barro (tem de ser de barro ou não resulta!) pouco fundo, deita-se a massa e polvilha-se generosamente com canela em pó. Vai ao forno a 180 ºC durante 40 min. O Sericá vai crescer e depois baixar bastante. Deve abrir e ficar com umas rachas a meio.