28.10.10

No reino da Prússia com um prato de cogumelos

Berlim // Berlin 2007

A minha passagem pela capital Prussiana aconteceu há mais de 3 anos e foi marcada por trabalho, chuva e horas sem fim em aeroportos. E mais chuva. Chuva diluviana desde o momento em que cheguei até ao minuto em que o avião levantou. E durante as 6 horas e meia que esperei no aeroporto. As recordações que guardo de Berlim são cinzentas, molhadas e a solo. Fui sozinha e passei quase todo o tempo em reuniões e aulas. Obriguei-me a visitar a Porta de Brandenburgo e a aproveitar os minutos de acalmia para caminhar em volta do meu hotel. Não guardei no espaço resguardado da memória muitas recordações felizes de Berlim, à excepção de um prato de cogumelos com molho de iogurte e a gentileza dos meus colegas alemães que me pediam desculpa pelo tempo todos os dias e me ofereceram boleia a toda a hora. Prometi voltar em busca de condições meteorológicas mais clementes e para conhecer realmente a cidade. Espero que tal possa acontecer um dia destes. No entretanto, há duas razões para eu sorrir quando penso na Prússia: cogumelos com molho de iogurte e a Sofia. O Reino da Prússia é um blogue delicioso na escrita e na alma de quem faz da Prússia casa e cozinha com a família. Tenho a certeza que os cogumelos que comi são muito diferentes daqueles que foram hoje o almoço cá em casa mas é a minha memória de Berlim e quero partilhá-la enquanto canto os parabéns ao Reino da Prússia!

Cogumelos com iogurte // Mushrooms with yoghurt dressing
Cogumelos // Mushrooms

Cogumelos com bolinhos de batata e molho de iogurte
Adaptado ligeiramente de Sanjay Dwivedi, Harvest magazine, Waitrose Kitchen

2 porções individuais

para os bolinhos:
2 dentes de alho, esmagados com a faca
3 batatas médias (cerca de 350-400g)
1/2 colher (chá) açafrão das índias
1 colher (sopa) salsa picada
1 colher (sopa) óleo vegetal

para os cogumelos:
250g de cogumelos frescos (marrons, paris, etc.)
2 colheres (sopa) azeite
1/2 colher (chá) cominhos
1 cebola pequena, picada finamente
2 colheres (sopa) coentros picados

para o molho de iogurte:
125g iogurte grego
1 colher (chá) azeite virgem extra
pitada de paprika

Coza as batatas com os alhos e o açafrão das índias em água com sal durante 10 minutos. Escorra. Leve o tacho de novo a lume brando e esmague as batatas e os alhos. Deixe arrefecer ligeiramente e acrescente a salsa picada. Forme 4-6 bolinhos. [Prepare os cogumelos entretanto] Aqueça o óleo numa frigideira anti-aderente e coza os bolinhos 3 minutos de cada lado. Sirva com os cogumelos.

Aqueça o azeite numa frigideira grande e acrescente os cominhos. Junte os cogumelos fatiados e mexa por 2-3 minutos. Adicione a cebola e vá mexendo até os cogumelos estarem cozinhados (5 minutos). Polvilhe com os coentros.

Bata o iogurte numa pequena tigela. Regue com o azeite e polvilhe paprika. Sirva com os cogumelos e os bolinhos de batata.

13 comentários:

  1. Querida Suzana,
    Foi com muita emoção que li as tuas aventuras e desventuras na capital Prussiana! E fica já aqui o convite feito: quando quiseres voltar a Berlim, podes contar comigo para te (tentar) mostrar uma faceta mais colorida desta cidade que é para mim tão fácil amar, apesar de todos os seus lados lunares!
    Agradeço-te com muito carinho a tua participação, de que gostei tanto!
    Muitos beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. ah, e a receita, mmm!... gostei muito, e confesso que esses bolinhos de batata e açafrão, já estão aqui em órbita! :)

    ResponderEliminar
  3. É uma cidade que me desafia o desejo de lá colocar os pés!

    Que deliciosa refeição. Tudo me tenta. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida, a tua escrita é tao cativante, enebriante..E estes bolinhos me cativaram. O açafrão da índia é turmeric?x Vou com certeza visitar este blog pois tuas recomendações sao sempre spot on.

    ResponderEliminar
  5. Suzana: Adorei a história e as memórias.... Berlim foi das cidades que mais gostei de visitar. Tb terá contribuído o facto de estar sol e calor... por isso volta lá!... vais ver que acrescentarás (boas) memórias!
    Adorei essa combinação de ingredientes!
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Querida Suzana,

    Eu gosto de chuva mas não gosto de conhecer cidades à chuva ;) Mas há sempre 1 excepção... Berlin. Passei lá 3 dias e em todos choveu :( mas adorei a cidade e quero voltar um dia.

    Beijinhos e Amei as Batatinhas ;)
    Carlota

    ResponderEliminar
  7. Hoje até parece que estamos todos em Berlim :) Dia mais cinzento e chuvoso! Adorei as bolinhas de batatas e os cogumelos, o molho de iogurte é que me custa um bocadinho a gostar...

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante desta receita com cogumelos. Diferente e original como é habitual neste blogue. E obrigado por me teres dado o conhecer o blogue no reino da prússia. Uma enorme falha minha ainda não o conhecer.

    ResponderEliminar
  9. acabei de conhecer seu blog e estou com agua na boca! sou nova na cozinha e fiz um blog com dicas tb! passa la depois!
    bjsss
    fern
    comidadiversaoearte.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. De Berlim guardo um pedaço do muro embora nunca lá tenha estado, mas da Alemanha em geral guardo muito boas recordações.
    Quanto aos cogumelos para mim estão perfeitos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Após ler esta história tão "molhada" nada como uma vigorante refeição. Tudo é tentador nesta receita, a guardar no caderninho para mais tarde fazer com a filhota.
    Gosto muito dos petiscos alemães, não fosse a minha melhor amiga uma alemã, mas de koln...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. suzana adorava conhecer outrso sitios fora das nossas fronteiras como essas belas terras.
    que aventura:-)
    o prato esta uam combinação excelente
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia este teu blog mas tenho a dizer que fiquei 'deliciada'... Sugestões fantásticas e fotografias que por si só já no fazem abrir o apetite :) Parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!