5.11.07

Tartes

Numa viagem a Nancy sem a minha cara-metade comi uma deliciosa Tartelette à la tomate, au basilic et à la mozzarella parfumé avec Moutarde de Dijon. De volta a casa, entre suspiros pela tarte vieram promessas de viagens a França para partilhar a dita, respondidas de imediato, não com uma entusiasmada e imediata programação da viagem, mas com o desafio de preparar a tarte para o almoço seguinte... Moço pragmático!
Como não sou mulher de me ficar, meti mãos à obra. A parte do 'parfumé' intrigou-me deveras, mas resolvi a coisa barrando a mostarda na massa pré-cozida e quente e à falta de manjericão fresco usei aquela mistura de ervas em óleo de girassol para dar gosto às fatias de tomate e uns salpicos de manjericão seco mesmo no final.



Massa Folhada, cozida antes de cheia (eu usei da refrigerada já estendida, mas com a congelada fica ainda melhor)
2 colheres de chá de Mostarda de Dijon
3 tomates de cacho às fatias (retirar o excesso de líquido para não amolecer a massa)
sal e pimenta q.b.
manjericão fresco ou em óleo + manjericão seco
1 mozzarella às fatias
2 ovos
50 ml leite

A receita está pronta em 20 minutos e tornou-se um 'must' em jantares não programados. A chatice é que nunca mais voltei a Nancy.

3 comentários:

  1. Lá iremos ainda com o travo da mostarda entranhado. A Nancy, pois claro!

    ResponderEliminar
  2. linda aparência. para o molho/recheio só misturastes os ovos e o leite ?

    ResponderEliminar
  3. O molho tem apenas os ovos e um pouco de leite e é em pouca quantidade - a ideia é ocupar apenas os espaços entre o tomate e a massa sem cobrir o queijo e o tomate.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!