17.12.07

Bolinhos de Tâmaras com Mascarpone & Caramelo



English Version

O açucar mascavado tem um charme qualquer: é a cor escura, a textura agregada, o cheiro forte ou apenas a sua forma natural de ser apenas... açucar. Nada de processos estranhos e complicados, nada de refinação artificial, tudo sem confusões. Gosto mesmo de açucar mascavado! Se pudesse utilizá-lo em todas as receitas sem alterar o resultado, não pensava duas vezes. A minha marca preferida é a Billington's pela qualidade. Estes senhores percebem de açucar! E têm uma bela atitude especialmente com África, ao promoverem o comércio justo. E as embalagens são o máximo. E parcial como sou, podia ficar aqui a inumerar milhentas razões para a Billington's ser a melhor, mas deixo-vos apenas uma: os meus bolinhos de tâmaras. ;)



Bolinhos de Tâmaras com Mascarpone & Caramelo
Adaptado de Annabel Langbein, Cooking to Impress without Stress

8-10 unidades

300 ml (1 1/4 cháv.) água a ferver
200 grs (1 cháv.) tâmaras, picadas
60 grs (4 colheres sopa) manteiga
3/4 colher chá bicabornato de sódio
1/2 cháv. açucar mascavado escuro
2 colheres sopa melaço
2 ovos
1 colher chá extracto baunilha
200 grs (1 1/3 cháv.) farinha
1 colher chá fermento
2 maçãs, picadas

Para servir: queijo mascarpone e caramelo

Aquecer o forno a 180ºC e untar 8 formas de muffins (fiz 10), polvilhando em seguida com açucar. Deitar a água a ferver sobre as tâmaras e a manteiga, mexendo até derreter. Juntar o bicabornato de sódio e deixar arrefecer. Adicionar o açucar mascavado e o melaço e, sem parar de mexer, acrescentar os ovos.

Com cuidado, juntar a farinha e o fermento e por fim as maçãs picadas, tendo ocuidado de não mexer demasiado. Leva-se ao forno por 30 minutos. Deixa-se arrefecer 5 minutos, desenforma-se e serve-se com uma colherada de mascarpone e caramelo morno.