23.12.07

Uma Tradição de Natal - Broas



As memórias que guardo do Natal são sobretudo centradas nas pessoas que fazem e fizeram parte da minha vida. Como cresci no Alentejo, as tradições gastronómicas que continuo a reviver em cada Natal são simples: o bacalhau e as couves, o perú recheado, as filhoses, os sonhos, o bolo-rei e as broas. Desde sempre me lembro das broas, primeiro porque era o doce de Natal que menos gostava, depois porque aprendi a saboreá-las e mais recentemente faço uma receita típica do Norte Alentejo que cativa até os mais ferrenhos detractores das broas.

Esta é a minha tradição de Natal a compartilhar no From Our Home to Yours da querida Cris.

Broas de Natal

30 unidades

120 grs açucar amarelo
120 ml azeite (acidez baixa)
4 colheres sopa mel
250 ml água
150 grs miolo noz em farinha
1/2 colher chá erva doce
1 colher chá canela
200 grs farinha trigo sem fermento
100 grs farinha milho

Num tacho de fundo grosso leva-se ao lume a água, o mel, o azeite e o açucar. Quando começar a ferver junta-se o miolo de noz e as especiarias. Deixa-se ferver de novo e aos poucos acrecentam-se as farinhas peneiradas, mexendo durante 5 minutos até a massa formar uma bola. Retira-se do lume e deixa-se esfriar ligeiramente. Moldam-se as broas em losango e com uma faca na diagonal marcam-se sulcos que se cruzam. Leva-se ao forno a 180ºC por 15-20 minutos até estarem douradas. Passam-se por açucar refinado depois de frias.

10 comentários:

  1. As broas também não eram dos meus preferidos, mas são os da minha mãe...
    Guardo com carinho as lembranças dos natais da minha infância e dos cheiros e sabores que saíam da cozinha da avó...
    Um Feliz Natal para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
  2. Olá, as tuas bolachinhas também ficaram lindas! Quanto ás broas, parece que tenho uma na boca, tao bem me lembro do sabor delas! Já há muito que nao tenho niguem por aqui que me as faca :-(! obrigada pela receita e um Feliz Natal e um Bom Ano Novo cheio de tudo quanto for bom para ti! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Suzana, que saudades ...Eu passei um Natal na casa da minha mae em Cascais e ela tinha comprado umas broas muito parecidas as suas,,que bom que agora tenho uma receita. Um super Natal para voce cheio de muita paz, amor e felicidade . Sao meus sinceros desejos para voce e sua familia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Boas Festas Suzana e que o Ano Novo continue a trazer inspiração e bom gosto.
    Tudo de bom para as famílias.
    Beijos e um abraço ao Provador.
    Scalabis do Amigos do Balde

    ResponderEliminar
  5. que delicia estas broas, e ficam tao lindas !! esta vouf azer com certeza, ja estou anotando ! Feliz Natal para vc e sua famila ! bjs

    ResponderEliminar
  6. Lindas, lindas! Fazia tempo que estava procurando uma receita de broas portuguesas! Muito obrigada Suzana por compartilhar esta maravilhosa tradição. Beijos e um ótimo 2008 para você e sua família!

    ResponderEliminar
  7. Ok, adoro doces alentejanos, muito!!! As bolachinhas ficaram liiiiiiiiiiiiindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ... deixei-te um miminho no meu blog. Passa lá para veres. Foste nomeado!! Beijinhos, Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. venho um pouco atrasada po natal mas vou adiantar me agora!!! feliz 2008!!! cheio de coisas boas :DDD


    é verdade! tenho que agradecer-te pela recieta das bolachas que postaste ai em baixo! fiz as vienense e as de laranja... huiiiiiiii foi um sucesso no dia de natal! qt ao aspecto visual... as tuas ficaram mt mas mt mt mais giras!!!! lol confirmou -se o problema ta em mim e na nas bolachas! ahahahah

    ResponderEliminar
  10. Que lindinhas as broas, fiquei aqui imaginando o sabor.... vou anotar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!