3.1.08

Chili: com ou sem?




English Version


O verdadeiro chili leva carne. Pois... é o que me têm dito. O que não quer dizer que me apeteça fazê-lo assim. O feijão é uma fonte proteica privilegiada - um chili sem carne pode ser não apenas delicioso como nutricionalmente equilibrado. E como tal aqui está o meu chili e não se admitem reclamações. Mesmo os carnívoros empedernidos adoraram!

Chili Vegetariano
4 pessoas

1 beringela pequena, fatiada
1 courgette pequena, aos cubos
1 nabo pequeno, aos cubos
1 pimento vermelho pequeno, sem sementes e às tiras
1/2 chávena de feijão verde, cortado (usei grelos de couve)
1 malagueta, picada (sem sementes no meu caso)
1 cebola doce, picada
1 dente alho, picado
2 colheres sopa azeite
1 lata (400 grs) tomate em pedaços
1/2 chávena vinho tinto
1 chávena caldo de legumes
2 colheres chá oregãos
1 colher chá pimentão
1 colher chá cominhos
2 chávenas feijão vermelho
Sumo 1 limão pequeno
Coentros picados (cerca 1/2 chávena)

Numa frigideira, grelha-se a beringela com um pouco de sal e azeite. Aloura-se a cebola e o alho em azeite durante 5 minutos, adicionando em seguida o nabo, a courgette, o pimento vermelho, os grelos e a malagueta. Deixa-se cozinhar 5 minutos e junta-se o tomate, o vinho tinto, o caldo e as especiarias. Fica em lume brando por 10 minutos até acrescentar o feijão e a beringela, aos cubos. Tempera-se e deixa-se levantar fervura. Acrescenta-se o sumo de limão e os coentros. Retira-se do lume e deixa-se descansar durante um par de minutos para que os sabores se agreguem. Serve-se com uma fatia de um bom pão (alentejano, no meu caso).

16 comentários:

  1. Suzana,

    Já voltei a ligar o interruptor de blogueira! Enfim, o espírito natalício - ou seriam os abusos -deixou-me sem forças para visitar a minha cozinha e as das amigas.

    Subscrevo completamente a tua "teoria" a respeito do chilli sem... Eu faço um bem parecido com este, mas ponho sempre abóbora, pois adoro o contraste adocicado com o picante do chilli.

    beijos e Bom Ano

    ResponderEliminar
  2. Amei sua receita e a foto, da vontade de comer agora.Agora o paozinho me deu uma vontade agora de manha, pena nao acho nada parecido por aqui.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. mas k bom aspecto este chili.dá mesmo vontade de comer o ecrã........bom ano

    ResponderEliminar
  4. nham...nham...que delicia de chili...a carne e bem dispensavel num bom chili...venha e o feijozito rss

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Não sou muito fã.....tenho que superar!
    Como as fotos estão por demais tentadoras quem sabe........
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Que bom, que não sou a unica, pois eu prefiro 1000 vezes chili sem carne.

    Como sempre, as fotos está fantásticas.

    Boa ano para ti amiga.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Já tenho visto versões sem carne e parecem-me sempre muito boas também. Então essa, é uma delícia! :-)

    ResponderEliminar
  8. concordo e adoro esta versão sem...
    esse prato tem tudo o que é preciso para ser bem nutritivo, por isso "carne para quê?"
    adorei mesmo

    ResponderEliminar
  9. Eu acho as versões de chili sem carne, muito bonitas, mas tenho de confessar que como sempre com carne... (sou uma carnívora assumida!).
    Um dia, tenho de experimentar...
    Beijokas, Susana.

    ResponderEliminar
  10. Eu voto nesta versão! Está linda e como se diz por aqui, não sou muito "carneiro"! Sou caranguejo!:D

    ResponderEliminar
  11. Cara Suzana, gostei muito do blog. Tanto que fui buscar explicações para o murchamento do suflê. Veja no link

    http://meninoeuvi.blogspot.com/2008/01/o-sufl-doente.html

    Parabéns e um excelente 2008.

    ResponderEliminar
  12. Eu prefiro assim sem carne, tal como está.
    Óptimo aspecto este prato de chilli!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito o melhor blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!

    ResponderEliminar
  14. Que seleção deliciosa de ingredientes. Este chilli ficou caprichado.

    ResponderEliminar
  15. Eu sou suspeita para falar, porque este está entre um de meus pratos favoritos! Sua foto está stunning amiga. O pão é italiano? Parece o no-knead bread, você já se atreveu a fazer? Beijos!

    ResponderEliminar
  16. Ah, desculpe, acabei de ler que é um pão alentejano, receitinha please... :-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!