15.1.08

O ovo perfeito



Adoro simplicidade na cozinha. E é por isso que o Mark Bittman - aka O Minimalista - me enche as medidas. O senhor é surpreendente no modo como prepara pratos simples e rápidos que nunca deixam de ser elegantes. Mas apesar de existirem cem maneiras de cozinhar um ovo e virtualmente se poderem combinar todos os vegetais e muitos dos queijos, um ovo é apenas um ovo! O meu adorado marido - aka O Provador - fez-me um forward do The Minimalist; The Simplest Egg, Yet the Most Elegant. Fiquei siderada com a facilidade de processos e a inteligência da combinação. Quando no mesmo dia encontrei na Taste Italia uma receita similar com mascarpone, percebi que tinha de ser e tirei os ramequins da prateleira.


Ovos com Mascarpone e Espinafres

Adaptado de Taste Italia, Janeiro 2008

3 Pessoas

3 ovos biológicos grandes
3 colheres de sopa Mascarpone (cerca de 60 grs)
100 grs espinafres
15 grs manteiga sem sal, à temperatura ambiente
noz moscada
sal e pimenta moída na altura
coentros picados

Aquece-se o forno a 180ºC. Cozem-se os espinafres ao vapor, num recipiente para o efeito colocado sobre um tacho com água a ferver, até estarem macios. Remove-se do lume e apertam-se par retirar o excesso de líquido.
Untam-se os ramequins com a manteiga e dividem-se os espinafres entre os 3. Raspa-se um pouco de noz moscada. Parte-se um ovo em cada um, tempera-se de sal e pimenta e coloca-se uma colherada de Mascarpone.


Colocam-se os ramequins num recipiente de ir ao forno e enche-se com a água a ferver (aproveita-se a água aquecida para os espinafres), de forma a cobrir lateralmente os ramequins. Leva-se ao forno por 8-10 minutos. Polvilhei com coentros picados para servir (a receita original não pede, mas fica mais bonito).