26.2.08

Brioche!



Esta cozinha tem andado a meio gás no que respeita a receitas. Ainda antes de ir de viagem e já embuída no espírito fiz o meu pão francês de eleição: o brioche. Aqui fica, na ressaca das estórias por Paris e recordando as palavras de Maria Antonieta "Por que não comem brioche?"quando lhe explicaram que o povo não tinha pão. O resultado é sabido... cabeça que não é usada perde o lugar no cimo do corpo.

Brioche

12 individuais

5 ovos médios
150 grs manteiga sem sal
2 colheres sopa açucar
500 grs farinha tipo 65
2 colheres chá fermento seco
gema ovo para pincelar

Os ingredientes devem estar à temperatura ambiente na altura de serem trabalhados. Numa tigela grande, junta-se a farinha, o fermento, o açucar e o sal e abre-se uma cova ao centro. Adicionam-se os ovos batidos ligeiramente e mistura-se com a farinha até formar uma massa capaz de ser amassada (se necessário acrescenta-se uma colher de sopa de água morna). Deixa-se descansar por 5 minutos e aos poucos, junta-se a manteiga amolecida, incorporando-a na massa. Deita-se sobre uma superfície enfarinhada e massa-se durante cerca de 10 minutos, até a massa estar elástica e homogénea. Coloca-se numa tigela untada com manteiga, cobre-se com um pano e deixa-se levedar num local quente e seco por 1 hora ou até ter duplicado de volume.

Preparam-se as formas (as minhas são de silicone) e divide-se a massa em 12 partes iguais. A cada porção retira-se 1/4 e reserva-se. Forma-se uma bola com a porção maior, coloca-se na forma e com a ponta do dedo cria-se uma pequena concavidade onde se dispõe a bolinha mais pequena. Cobre-se com um pano. Faz-se o segundo levedar por 30 minutos ou até ter novamente quase dupicado de tamanho.

Pré-aquece-se o forno a 180º. Pincela-se cada brioche com a gema de ovo diluída numa colher de café de água. Leva-se a cozer durante 15-20 minutos. Retiram-se das formas e deixam-se arrefecer sobre uma grelha. Aguentam em recipiente hermético por 3-5 dias.

Nota: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos à temperatura ambiente - ovos batidos, manteiga derretida - depois o açucar, o sal e a farinha, por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita da mesma forma.

17 comentários:

  1. Que delicia que são brioches.
    A foto está magnifica, como sempre.

    Receita anotada para fazer em breve, mas duvido que os consiga guardar poe mais de 1 dia.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. nossa essa foto esta irresistivel!!!faria agorinha mesmo esses brioches!!!bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu também perco a cabeça por um brioche com manteiga!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. eu como brioche todo o santo dia mas tu acreditas que nunca fiz. Lembro que vo a receita no blog de alguem mas quando decidi fazer nao sabia onde tinha visto.
    agora vou salvar a receita em favoritos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um primor essa receita e foto digna de mil elogios....
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  6. Adoro brioches... há tempos que não faço...
    Este seu ficou lindo, a foto está explendida!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  7. Pois, a Marie Antoinette era um pouco despassarada...! :-D

    A brioche ficou linda.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Arrumo todos os armarios que tu quiseres por uns quantos brioches destes, boa? Com um cafezinho se não for pedir muito...
    Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  9. Que brioche tão lindo e que foto fantástica!!
    Eu adoro brioches e tenho muita pena de não comer nem fazer mais vezes, tenho que mudar isso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hum , um brioche quentinho com manteiga ou requeijão....E sua foto está maravilhosa!! Bjks

    ResponderEliminar
  11. Estes brioches no meu cafezinho ia ser um arraso. Delícia!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Que pintarola! Olha, esta receita veio mesmo a calhar. Ando meio desesperada a experimentar e inventar receitas sem sal para a minha mãe. Assim, ela pode comer uns bolinhos/pãezinhos gostosos ao pequeno almoço e com todo o sabor!E ficaram lindos. Esse "gene/génio" padeirinho não pára! Bem hajas, "mulher"!

    Um beijinho amigo, Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Suzana, obrigada pela visita. Ja venho espiar aqui faz algum tempo. Esse brioche esta piscando pra mim que ainda nem tomei cafe-da-manha. Parabens pelo bolg, receitas e fotos, tudo de muito bom gosto!
    beijo

    ResponderEliminar
  14. sim... e esse brioche deve ser mesmo de perder a cabeça tal como marie antoinette... ah bah oui hein!

    ResponderEliminar
  15. esta tao perfeitinho o teu brioche ! bj

    ResponderEliminar
  16. A sua receita é optima, não deixa na para trás.
    Adorei.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!