26.2.08

Brioche!



Esta cozinha tem andado a meio gás no que respeita a receitas. Ainda antes de ir de viagem e já embuída no espírito fiz o meu pão francês de eleição: o brioche. Aqui fica, na ressaca das estórias por Paris e recordando as palavras de Maria Antonieta "Por que não comem brioche?"quando lhe explicaram que o povo não tinha pão. O resultado é sabido... cabeça que não é usada perde o lugar no cimo do corpo.

Brioche

12 individuais

5 ovos médios
150 grs manteiga sem sal
2 colheres sopa açucar
500 grs farinha tipo 65
2 colheres chá fermento seco
gema ovo para pincelar

Os ingredientes devem estar à temperatura ambiente na altura de serem trabalhados. Numa tigela grande, junta-se a farinha, o fermento, o açucar e o sal e abre-se uma cova ao centro. Adicionam-se os ovos batidos ligeiramente e mistura-se com a farinha até formar uma massa capaz de ser amassada (se necessário acrescenta-se uma colher de sopa de água morna). Deixa-se descansar por 5 minutos e aos poucos, junta-se a manteiga amolecida, incorporando-a na massa. Deita-se sobre uma superfície enfarinhada e massa-se durante cerca de 10 minutos, até a massa estar elástica e homogénea. Coloca-se numa tigela untada com manteiga, cobre-se com um pano e deixa-se levedar num local quente e seco por 1 hora ou até ter duplicado de volume.

Preparam-se as formas (as minhas são de silicone) e divide-se a massa em 12 partes iguais. A cada porção retira-se 1/4 e reserva-se. Forma-se uma bola com a porção maior, coloca-se na forma e com a ponta do dedo cria-se uma pequena concavidade onde se dispõe a bolinha mais pequena. Cobre-se com um pano. Faz-se o segundo levedar por 30 minutos ou até ter novamente quase dupicado de tamanho.

Pré-aquece-se o forno a 180º. Pincela-se cada brioche com a gema de ovo diluída numa colher de café de água. Leva-se a cozer durante 15-20 minutos. Retiram-se das formas e deixam-se arrefecer sobre uma grelha. Aguentam em recipiente hermético por 3-5 dias.

Nota: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos à temperatura ambiente - ovos batidos, manteiga derretida - depois o açucar, o sal e a farinha, por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita da mesma forma.