14.5.08

Cogumelos Recheados em Boa Companhia



"o que é isto? Isto é o almoço, coração... Oh vá lá, o que é que isto tem? Fazemos assim, tu adivinhas e eu dou-te um presente. És mesmo melga! Com prazer. Temos negócio? Sim claro, como se eu alguma vez fosse adivinhar tudo o que esta coisa tem..."

O meu adorado marido (aka O Provador) é uma boca santa, gosta de quase tudo e fica contente com comidas simples, mas não se nega a experimentar novas receitas. O Provador perfeito, portanto. Mas às vezes a coisa descamba e é preciso estômago para aguentar o meu espírito criativo em ebulição!! Por sorte desta vez não foi o caso.

Cogumelos recheados nunca falham! E a combinação com polenta grelhada e tomates cherry assados deu um almoço de semana perfeito. Sim, às vezes temos a sorte de poder almoçar juntos durante a semana e em casa. Para tal, é preciso que os planetas se alinhem, os eléctricos andem e que um de nós dê uma corrida antes do almoço e outro o faça a seguir à refeição. Mas e apesar da relativa confusão não pode saber melhor!

Cogumelos Recheados com Roquefort e Ameixa sobre Polenta com Tomilho grelhada e Tomates Cherry Assados
Para 2

Para a polenta
1/3 chávena (cerca 80 grs) polenta rápida
1 e 1/2 chávenas (cerca 325ml) água a ferver
1/3 chávena queijo Parmesão, ralado
1 colher chá manteiga
1 colher sopa tomilho fresco, só as folhinhas
sal
1 colher sopa azeite

Polvilha-se a polenta sobre a água a ferver com uma pitada de sal, numa frigideira anti-aderente. Mexe-se em lume brando por um par de minutos, até espessar. Retira-se do lume e junta-se o Parmesão, a manteiga e o tomilho. Deita-se a polenta numa forma rectangular e deixa-se arrefecer (cerca de 10 minutos). Corta-se a polenta em triângulos ou quadrados. Grelha-se numa frigideira anti-aderente com o azeite, 3-4 minutos de cada lado até estar dourada. Serve-se quente, com os cogumelos recheados em cima.

Para os cogumelos recheados
6-8 cogumelos frescos grandes (ou 2 Portobello)
6-8 ameixas secas, sem caroço
2-3 colheres sopa queijo Roquefort
6-8 colheres chá queijo Mozzarella, ralado
Sal e pimenta preta moída na altura

Aquece-se o forno a 175ºC. Limpam-se os cogumelos com papel absorvente húmido. Com cuidado retiram-se os pés (podem ser utilizados em guisados ou sopas). Colocam-se os cogumelos num prato de ir ao forno com a concavidade para cima. Temperam-se com sal e pimenta. Coloca-se uma ameixa em cada um e com uma colher pequena, enche-se com um pouco de queijo Roquefort. Polvilha-se cada um com Mozzarella ralado, pressionando ligeiramente para o recheio se unir e não cair. Vai ao forno por 10-15 minutos ou até que os cogumelos se apresentem cozinhados e os queijos completamente derretidos.

Para os tomates assados

8-12 tomates Cherry
pitada de sal
1 colher de sopa azeite

Colocam-se os tomates num prato fundo de ir ao forno. Temperam-se com uma pitada de sal e regam-se com o azeite. Assam-se por 10-15 minutos, até estarem quebrados e sumarentos. (Prepare os tomates primeiro para os poder levar ao forno ao mesmo tempo que os cogumelos)

Para servir, colocam-se os cogumelos recheados sobre as fatias de polenta grelhadas. Juntam-se os tomates assados ao lado e acompanha-se com uma salada de folhas verdes. Utiliza-se o sumo dos tomates para temperar a salada. Serve-se quente.

Stuffed Mushrooms

Outras receitas:
Muffins de Ervas com Recheio

27 comentários:

  1. Nunca comi polenta.
    Adoro cogumelos Portobelo,
    E, sinceramente acho que esta receita deve ser muito boa.
    boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que sorte em teres um provador aventureiro, o meu tem que ser muito bem trabalhado para conseguir "fingir" um pouco de entusiasmo.
    Que almoço maravilhoso, adorei a combinação de ingredientes, parabéns pois fazer um almoço destes quando tem que se correr não é fácil.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera que o meu provador fosse assim, isso seria uma alegria para mim...
    Que belo almoço partilharam, adorei a forma como os cogumelos foram recheados e os acompanhamentos, divinos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sim, tens sorte sim senhora! O meu, qualquer dia é despedido porque refila demais! ahahah

    As fotos como sempre, lindas e o prato muito original!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Mais do que a delícia do prato, deixa-me feliz essa sorte de poderem almoçar, juntos e em casa, de vez em quando. De certeza que seria especial mesmo que só comessem uma sopa ou o resto do jantar do dia anterior. Que bom!

    Claro que com um petisco destes, lindo ainda por cima, tudo fica ainda melhor!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ter acabado de almoçar, acho que me aventurava a comer um cogumelo dos teus com a polentazinha (adoro!!!), parecem-me perfeitos! Adorei a descrição, as fotos, a receita... posso ser a provadora suplente que eu não me importo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Suzana, que almoço mais lindo e apetitoso! Uma inspiração genial!
    Parabéns!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Adoro polenta e adoro cogumelos, mas o meu provador não morre de amores nem por uma nem por outra. Azar o meu :)
    As fotos ficaram muito boas, assim como a apresentação do prato. Adorei :)

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Sempre quis fazer polenta mas a unica receita que me passou pelas mãos (porque pela boca ainda não tive esse prazer) dizia que tinha que estar 40 min ao lume! xiiiiiiii... desisti!

    agora essa sim! parece bem mais facil e mais rapida!


    As fotos estão demasiadas apetitosas :DDD


    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Estou cá a imaginar o sabor....único com certeza. Belíssimas fotos e a receita conquistou-me..
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de novidades e ainda não preparei cogumelos recheados. Como meu fornecedor me manda uns bem grandes vou experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi polenta , tenho de experimentar um dia destes, mas esses cogumelos..humm com a polenta parecem-me deliciosos..

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca experimentei polenta e não tenho a sorte de ter um provador nada refilão como o teu, mas cá por mim já me servia aí do teu almocinho! Parece magnífico! Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Achei simplesmente fantástica a receita, bjs

    ResponderEliminar
  15. Suzana, dá muito jeito ter um provador oficial sempre disponível.Estes cogumelos parecem-me uma especialidade e o prato está lindo. Bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Que coisa boa! Pelas fotos, simplesmente irresistível.

    ResponderEliminar
  17. Passando para informar que este blog foi indexado no Deghust Blogs, um blog indexador para blogs gastronomicos.
    http://deghustblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Cá em casa não há provador para além da minha pessoa, pois o senhor que mora comigo detesta tudo o que não comeu em casa da maezinha e vai mais longe, recusa-se quase sempre a comer coisas que não saiba exactamente quais os ingredientes e depois...há imensos de que não gosta, por exemplo queijo ou qualquer prato com o sufixo "quei" (por exemplo queijada de laranja mesmo sem requeijão ou queijo, se puseram aquele nome é melhor desconfiar) um verdadeiro suplicio para quem como eu, quando vou a um restaurante, escolho sempre o prato mais estranho ou aquele que nunca provei. No estrangeiro então é girissimo pois eu adoro experimentar coisas novas e ele quase não come, até descobrir um restaurante português!
    A tua polenta com cogumelos e roquefort ficou com uma aspecto que até eu ia almoçar a casa!

    ResponderEliminar
  19. Suzana que receita chique para um almocinho de semana hein? Aqui em casa tenho vários provadores , mas dois valem muito à pena (minha mãe e meu mano Dé) , pois eles vibram a cada mordida!! Receita aprovadíssima! Bjks e ótima semana!

    ResponderEliminar
  20. Só pode mesmo ser magnífico. O "raio" da receita fez-me mesmo salivar e não é nada de figurado...

    Se tiver vagar, diga-me só o que é isso de Polenta Rápida? Só conheço a lenta, deve ser por viver na província. :-)

    LPontes

    ResponderEliminar
  21. que bela companhia... :-) que delícia que deve ser esse prato!!! beijocas

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pelos comentários: o Provador é realmente (quase sempre) o máximo! hehehe ;)

    Agora quanto à polenta rápida: é vendida em saquetas e está pré-cozida - por isso demora muito pouco tempo a cozinhar. A polenta verdadeira é feita a partir de farinha de milho e a sua confecção é bastante demorada (cerca de 1h) e penosa, ou seja 1 hora a mexer!! Encontra-se facilmente em supermercados. :)

    Bj para todos

    ResponderEliminar
  23. Esta receita está mesmo deliciosa.
    Já agora uma pergunta. Qual a marca da Polenta rápida que usa?

    ResponderEliminar
  24. Olá, eu tenho polenta rápida na despensa, veio do brasil (onde é muito frequente) é "Polentina" da marca Quacker e está a acabar. Não acabou porque estou a poupá-la. Só consegui encontrar uma vez no continente, depois desapareceu por completo e já lá vão 2 anos. Onde compra a sua?
    Esta receita, aliás todas as suas receitas são divinais, um encanto.
    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  25. A polenta rápida que usei é da marca 'Tipiak' e comprei no Continente ou no Jumbo. ;)

    ResponderEliminar
  26. Adorei a história do marido! prato chiquérrimo com polenta que é uma delícia e cogumelos!bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!