27.7.08

Deliciosos Frutos Vermelhos

Raspberry Financiers

Não creio que alguma vez tenha estado tão para trás na publicação das minhas receitas... Serenidade, prometo que não repito a lamúria de 'o tempo não me chega para nada!' Normalmente fotografo de forma mais ou menos criteriosa: se se trata de uma boa receita, de uma versão diferente ou de uma receita específica, escolhida por uma qualquer (e sempre pouco clara) razão. Depois, aquilo que publico é escolhido sem grandes reflexões. Ao verificar as minhas receitas para publicar conclui que tinha perto de 20 desgraçadamente a aguardar melhores e maiores dias... Está decidido: não fotografo (sim, porque não cozinhar está fora de questão!) até publicar pelo menos metade das receitas em espera! (A ver se a decisão dura pelo menos uma semana...)

Financiers* de Framboesa

8-10 unidades

5 colheres de sopa manteiga sem sal, em cubos
5 colheres de sopa amêndoa lascada
2/3 chávena açucar superfino
1/4 chávena farinha, peneirada
1/2 colher chá fermento em pó
3 claras ovo grandes
pitada de sal
1/3 chávena de framboesas frescas (ou congeladas)
1/4 colher chá extracto de rosa, ou mais a gosto (opcional)

Coloca-se a manteiga numa pequena frigideira em lume moderado, até esta se encontrar ligeiramente dourada (cerca de 3 minutos). Reserva-se. Num robot de cozinha, colocam-se as amêndoas, o açucar, o fermento em pó e a farinha, e tritura-se até os pedaços de amêndoa deixarem de ser visíveis). Adiciona-se as claras de ovo, levemente batidas com uma pitada de sal, e o extracto de rosa. Mistura-se tudo até a massa estar fofa. Acrescenta-se a manteiga. Cobre-se com película e refrigera-se pelo menos por 3 horas ou preferencialmente de um dia para o outro.

Aquece-se o forno a 180ºC. Mexe-se a massa uma vez para sair o ar entretanto formado. Coloca-se uma colherada de massa em cada forminha e deitam-se algumas framboesas por cima. Cozem-se por 15-20 minutos ou até estarem dourados. Removem-se do forno, desenformam-se e deixam-se arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilham-se com açucar em pó antes de servir.

* Financiers, também chamados Friands, são pequenos bolos de amêndoa, feitos com claras e normalmente cozidos em formas individuais rectangulares ou trapezoidais. Podem no entanto utilizar-se formas redondas como as dos queques e dos brioches - eu usei as minhas formas de silicone em forma de coração.

Pink