20.8.08

Panquecas e Pêras Caramelizadas

Caramelized pear pancakes

cream coloured ponies and crisp apple strudels
doorbells and sleigh bells and schnitzel with noodles
wild geese that fly with the moon on their wings
these are a few of my favorite things


Já reconheceram certamente a letra das 'coisas favoritas' de Julie Andrews em Música no Coração. Eu, como muitos antes e depois de mim, vi vezes sem conta o filme que continua a passar religiosamente no Natal de cada ano. E se a história romântica de lágrima ao canto do olho não me comoveu particularmente (eu sou mais do género Mary Poppins), a canção em que Maria enumera para as crianças as suas coisas favoritas sempre me fez trautear a dita. De que gosto eu? De gatos e livros, do cheiro da terra molhada, de figos e jogos de ténis, de abraços e cidades grandes... Mas por mais que eu goste de strudel, gosto muito mais de panquecas! ADORO panquecas à Americana (especialmente altas e fofas com fruta e mel ou maple syrup) mas perco-me igualmente por crepes ao melhor estilo Francês (estaladiços e finos, dobrados com chocolate). E já que estamos em maré de coisas favoritas, fica uma receita da sempre fantástica (e minha mais que favorita) Donna Hay.

Caramelized pear pancakes

Panquecas e Pêras Caramelizadas
Adaptado de Donna Hay, Cozinha Rápida Para Saborear Devagar, p. 138, 162-164

15 panquecas

2 chávenas (250 g) farinha, peneirada
3 colheres chá fermento em pó
1/3 chávena (85 g) açucar granulado
2 ovos
1 1/2 chávena (375 ml) leite
75 g manteiga, derretida
sal

Peneira-se a farinha, o fermento, o açucar e o sal para uma taça e faz-se uma covinha ao centro. Batem-se ligeiramente os ovos, o leite e a manteiga numa taça à parte. Verte-se a mistura para a cova e mexe-se até a massa estar macia. (Adiciona-se leite extra, se necessário, até conseguir a consistência desejada).

Aquece-se uma frigideira antiaderente em lume médio. Deita-se 1/3 chávena (cerca de 80ml) de massa na figideira e deixa-se cozer, até que apareçam bolhas à superfície. Vira-se a panqueca e coze-se por mais 1 minuto ou até estar dourada. Repete-se com a restante massa.

Para as pêras caramelizadas

Alouram-se as fatias de pêra (eu usei duas pêras grandes, maduras mas ainda firmes) em 60g de manteiga e 3 colheres de sopa de açucar amarelo, até ficarem macias. Dispõe-se as pêras em camadas, intercalando com as panquecas. Adiciona-se 3 colheres de sopa de açucar amarelo à frigideira, juntamente com 1 chávena (250ml) de natas. Deixa-se ferver até obter um molho espesso. Verte-se sobre o monte de panquecas e pêra e serve-se.