18.9.08

Queques ou muffins?

Choco Muffins

Queque é uma palavra que não consigo incluir no meu dicionário. Irritante como só eu sei, digo sempre muffin e fico em paz comigo e em guerra com os puristas da 'língua mãe'. Antes assim. Mas porque será que a palavra queque me atrofia o cérebro? Os espanhóis e os latino-americanos usam-na correntemente e quando leio 'queque de limón' a coisa soa-me correcta, mas se eu disser 'queques de chocolate' só me lembro da Dancake, que nem é portuguesa... E esta associação, para além de me atrofiar o cérebro, baralha-me o estômago.

Queques, muffins ou bolos, deixo a receita que se faz em 12 minutos e pode ser complementada com pepitas de chocolate branco, uma cobertura de fruta ou servidos com natas ou gelado.

Choco Muffins

Muffins de Chocolate
Ligeiramente adaptado de Donna Hay, Cozinha Rápida - para saborear devagar, p.78

Faz 9 (ou 15 mini)

150grs manteiga amolecida (sem sal)
1 chávena açucar refinado (usei açucar amarelo)
3/4 chávena cacau
2 ovos (grandes)
1 chávena de farinha com fermento

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça, misture a manteiga com o açucar e bata até obter uma massa de consistência leve e fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo novamente. Peneire a farinha e o cacau. Envolva na massa, sem bater muito. Com uma colher encha as formas (de silicone) até 2/3 da capacidade. Leve ao forno por 10-12 minutos, ou até estarem cozidos mas ainda húmidos no interior. Retire do forno e desenforme.

20 comentários:

  1. Parecem-me bem, aliás parecem-me muito bem, e gostei das medidas de chávenas e colheres.

    ResponderEliminar
  2. Para mim queques tb não entra... acredito que seja a transformação da lingua portuguesa com a inglesa que acontece tanto aqui.
    adorei a receita, super facil de fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta receita.

    Ainda por cima não rende muitos muffins e assim não corremos o risco de ter essa tentação constantemente a provocar-nos :)

    ResponderEliminar
  4. A diferenço entre queque e muffin é mesmo da massa. No muffin, os elementos secos e húmidos da massa são misturados à parte e juntados no fim, dando aos bolinhos uma consistência com pequenos grumos propositadamente. No queque, é tudo batido junto. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. eh eh eh... eu também prefiro muito mais a palavra muffin do que queque... manias, o que se há-de fazer?
    parece que hoje é dia de muffins, também postei uns.
    queres trocar um dos meus com um dos teus?

    ResponderEliminar
  6. Se a palavra queque te atrofia, usa muffin que toda a gente percebe! O importante é´´continuaresa fazer receitas como esta!!

    ResponderEliminar
  7. A minha explicação não é tão científica quanto a da Elvira, mas aqui vai: muffins é quando me saem bem, com aquele topo tipo vulcãozinho...pois já quando a coisa não corre tão bem e os coitados ficam achatados..aí passam a ser queques...hehehe!

    Esta receita de muffins (passaram a prova do meu olhar cirúrgico) parece-me muito bem: saborosa, rápida e versátil.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. A palavra queque não é apelativa, no entanto habituei-me a ela, a principio usava-a para contrariar (admito).

    Já olhei para esta receita no livro aí uma duzia de vezes, não estão tão lindos como os teus.

    Beijo

    P.S. Que linda produção a da foto!

    ResponderEliminar
  9. Suzana, aqui no Brasil temos a mania de usar as palavras e expressões como são na língua original, não costumamos traduzir ou "aportuguesar"... Também acho que muffins e cupcakes soam melhor aos ouvidos do que queques e bolinhos de copo, hahahaha!!!
    A receita parece maravilhosa, e eu fiquei apaixonada pelas colheres de medida coloridas! São uns amores...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Ja acho a palavra queque tao bonitinha e que so vim a conhecer nos blogs portugueses. Lindos esses que voce fez ;-) bjs

    ResponderEliminar
  11. queques ou muffins tem um aspecto delicioso,jinhos

    ResponderEliminar
  12. Suzana,

    Queque eh uma palavra fofa, apesar de que pra mim nao faz nenhum sentido, ja que ela nao consta no portugues do Brasil. Mas tambem o que importa eh o bolinho, neh? Como chamamos eh o de menos. E os seus estao lindos. Ando com uma pontinha de vontade de fazer algo com chocolate... hm! :-)

    beijooooo,

    ResponderEliminar
  13. Mesmo com toda a 'discussão' por conta da palavra, não desviei os olhos do .... de chocolate...
    A foto está fantástica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá. Para mim o nome não interessa muito ;-) pois quando olhamos para a sua foto o que queremos é comer logo um para experimentar. Parabéns pelo blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Aqui na Argentina os chaman de muffins mesmo ou madalenas , como na Espanha.Queque mesmo só escutei em Portugal , que achei interesante, pois foneticamente lembra cake.Independente de como se chamen aqui ou acolá, seus muffins estao divinos, ainda mais de chocolate que eu adoro
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Depois de tanta explicação, só sei que adorei o bolinho.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  17. eu sou do tempo em que só havia queques, nada de muffins que é coisa recente cá na terra. Queques eram para além dos bolos, pessoas pretenciosas... Hoje para mim a diferença é mesmo como disse a Elvira, está na massa e no modo de prepará-la, para além dos muffins levarem quase sempre (estes não) bicabornato de sódio. Os queques eram feitos com massa de bolo que levasse manteiga, bastante de preferência, já as madalenas eram queques com passas, ou seja muito mais pretenciosos!

    ResponderEliminar
  18. Olá Suzana,
    descobri o seu blog hoje...por uma das meninas aí de cima. Já não sei qual. :) E fiquei fã. Tem uma apresentação fantástica, fotos lindas e comida que dá vontade de ir a correr experimentar.
    Vou voltar de certeza.
    Um beijinho.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  19. Foto magnifica... Mas isso tu já sabes... Gostei, não, adorei os muffins de chocolate e achei os medidores uns amores...
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  20. As formas e as colheres de medida são tão giras!! Comprou em Portugal? Adorava ter igual...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!