2.10.08

Tomate e um Chutney

Lavash

Eu sei que já é Outono e que o tomate é sinónimo de Verão. Eu sei. Também sei que ao longo dos últimos dois meses inventei razões para ferver panelas de água e descascar quilos de tomate, liguei o forno vezes demais para os assar e já no fim da época fiz um Chutney. E eu detesto fazer Chutneys. Não é o pelar ou descascar que me aborrece. É o tempo de espera que me mata. Falta-me a alma de pescador, a queda para o yoga, a força dos Budistas. É. Paciência não é o meu forte. Em definitivo. E um Chutney só está em pleno ao fim de semanas na prateleira.

O desafio de Crackers dos Daring Bakers deu-me a oportunidade de atacar o Chutney antes da hora. É que os dois meses só se cumprem lá para Novembro...

Lavash

Chutney de Tomate e Maçã
Adaptado de Elisabeth Lambert Ortiz, Compotas e Conservas

Faz cerca de 1 Kg

700 grs tomate maduro, pelado e picado grosseiramente
300 grs cebolas pequenas, picadas finamente
500 grs maçãs, granny smith, descascadas e picadas
250 ml vinagre de vinho branco, boa qualidade
175 grs açucar amarelo
90 grs passas de uva
1 colher chá sal
1/2 colher chá gengibre em pó
1/2 colher chá cravinho em pó
1/4 colher chá pimenta Cayenne

Coloque todos os ingredientes (à excepção das especiarias) num tacho largo (e se possível de cobre). Deixe ferver, destapado, mexendo ocasionalmente, por 40-45 minutos ou até a fruta e os vegetais ficarem macios. Junte as especiarias. O chutney está pronto quando tiver engrossado e reduzido ou quando ao passar as costas da colher de pau pelo fundo do tacho, não houver líquido a correr. Deite de imediato em frascos esterilizados, tape, e deixe os frascos invertidos arrefecer completamente. Mantenha no frigorífico ou num local fresco. Abra ao fim de 2 meses (ou quando lhe apetecer!).

Apple Tomato Chutney with Raisins

A receita das Lavash Crackers pode ser encontrada aqui (em inglês).