8.2.09

Fevereiro, Paris & Madeleines

Paris

É Fevereiro e estamos de partida para Paris, como se entende do meu post anterior. Sim, vamos para Paris novamente. E outra vez. O filme Casablanca é responsável pela famosa deixa (utilizada vezes sem conta) na cena final quando tudo se desmorona: "sempre nos restará Paris". Para nós a deixa é ligeiramente diferente e entre risos dizemos que sempre havemos de voltar a Paris. Mesmo quando estamos em pleno inverno e ninguém no seu perfeito juízo se aventura pela Europa Central. Enfim. As previsões meteorológicas são péssimas, nada como o sol rasante da fotografia (acima) em Junho do ano passado. Mas é Paris e muito que ver, fazer e comer se encontrará com certeza. Depois conto!

Pelo meio de sonhos com macaroons e crème brûlée,fiz madeleines. Mas não umas madeleines quaisquer. Fiz a receita de M. Christian Constant (e é sabida a minha queda por este senhor...). As minhas primeiras madeleines foram feitas na volta de Paris há um ano atrás. Madeleines de Chocolate . A receita é muito simples, fiz 2/3 para a quantidade certa para as minhas duas formas.

Madeleines

Madeleines
Adaptado de Christian Constant, Ma Cuisine au Quotidien

20-25 unidades

2 ovos grandes
3/4 chávena (90 grs) açucar em pó
1 colher sopa + 1 colher chá (20 grs) mel
1 colher sopa leite
1 colher chá extracto baunilha
3/4 chávena + 2 colheres sopa (135 grs) farinha
1 colher chá fermento em pó
1/2 chávena + 1 colher sopa (135 grs) manteiga sem sal

Bata os ovos, o açucar, o mel e o extracto de baunilha e o leite. Peneire a farinha e o fermento em pó e envolva.

A receita leva manteiga "noisette" ou beurre noisette (literalmente, "manteiga de avelã"). É basicamente manteiga clarificada com uma fragrância de nozes. Coloque uma frigideira sobre lume médio a forte e deixe a manteiga ferver até ficar dourado escuro. Passe por um passador e reserve. Cuidadosamente, com uma espátula envolva a manteiga fria na massa, sem bater. Refrigere por 24 horas.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte a forma das madeleines e polvilhe com farinha (use um passador para melhores resultados e maior rapidez).

Encha cada forma até estar 3/4 cheia. Coza 4 minutos. Reduza o forno para 180ºC e deixe mais 4 minutos.

Madeleines