5.3.09

Um bolo de chocolate de S. Valentim

Valentino Cake

O S. Valentim já foi há algum tempo e este bolo, apesar do seu nome, não serviu para comemorar esta data. Na verdade, a celebração do dia dos namorados não tem grande atenção da nossa parte e termos estado em Paris nos últimos dois anos nesta data foi - já se vê - pura coincidência. Mas deixem-me dizer-vos que Paris, a cidade do amor, tem de ser o local perfeito para se estar com a nossa cara-metade! E nem precisa da desculpa do S. Valentim.

Valentino Cake

Bolo de Chocolate Valentino
Adaptado de Chef Wan

Tempo de preparação: 20 minutos

450g chocolate, picado (usei chocolate preto com 64% cacau*)
145g manteiga sem sal
5 ovos grandes, separados

Misture o chocolate e a manteiga numa tigela à prova de calor e coloque-a sobre uma panela de água a ferver (o fundo da tigela não deve tocar a água) e deixe derreter, mexendo constantemente. Enquanto o chocolate a manteiga arrefecem, unte a forma que vai utilizar com manteiga. Corte uma folha de papel vegetal com o formato da forma e disponha no fundo, voltando a barrar com manteiga.

Separe os ovos em duas tigelas. Bata as claras em castelo até estarem firmes. (Não bata demasiado ou o bolo pode ficar seco)
Bata as gemas e junte ao chocolate arrefecido. Misture 1/3 das claras na mistura de chocolate e envolva os restantes dois terços até não haver branco visível, com o cuidado de não quebrar a estrutura das claras.

Deite a massa na forma pré-preparada até esta estar 3/4 cheia e leve ao fono a 190ºC, durante 25 minutos ou até inserir um termómetro (de culinária) e este ler 60ºC. (Nota – Se não possui um termómetro, a superfície do bolo fica semelhante a uma brownie e ao inserir um palito, este sai húmido.) Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme.

Sirva com gelado ou natas e fruta. Polvilhei o meu com icing sugar e servi com Quark adoçado com açucar baunilhado e groselhas.

* O chocolate que se escolhe é importante, quer em termos de qualidade, quer de sabor ou tipo (amargo, semi-doce, de leite, etc.), pois o bolo fica a saber exactamente ao chocolate que se utilizou.

Esta foi a receita do mês de Fevereiro dos Daring Bakers, escolhida pela Wendy & Dharm.

Valentino Cake