29.3.11

Puré de cenoura e cherovia para um prato de almôndegas

Almôndegas de perú, limão e hortelã

Há vontades que mudam o perfil de uma refeição. Não é o caso. Almôndegas para o almoço num dia de sol e vento. Em tons de laranja e dourado, uma confusão de batata, cenoura e cherovia como companhia sobre o prato. Uma revista aberta sobre a mesa da cozinha, um cérebro com dificuldades de processamento e dois olhos sonolentos. In extremis, uma espécie de decisão de última hora quando outra já não podia ser tomada e que resulta num prato bonito. Nada como deixar acontecer.

Cenouras, cherovias e almôndegas
Almôndegas de perú, limão e hortelã



Almôndegas de perú, limão e hortelã com puré de cenoura e cherovia
Adaptado de Elle à table, Março-Abril 2011

Serve 2

150-200g perú (peito)
2-3 folhas hortelã (ou mais, a gosto)
1 colher (sopa) sumo de limão
1 pitada de pimentão
1 clara de ovo
sementes de sésamo (cerca de 2 colheres de sopa)
1-2 colheres (sopa) azeite

para o puré:
2 cenouras pequenas
1 cherovia
1 batata
1 colher (sopa) manteiga
2-3 colheres (sopa) leite
sal e pimenta preta moída na altura

Pique a carne numa picadora. Adicione a clara, o sumo de limão, o pimentão, a hortelã, o sal e a pimenta. Acione a lâmina apenas até misturar todos os ingredientes. Forme pequenas bolas e passe-as por sementes de sésamo (use uma tigela). Cozinhe no azeite quente numa frigideira antiaderente, virando até extarem douradas (cerca de 10 minutos).

Coza as cenouras, a cherovia e a batata ao vapor por 12 minutos. Reduza a puré com um esmagador e junte a manteiga e o leite. Mexa até ficar com um textura homogénea e sirva de imediato.