9.10.12

Bolachas de Parmesão e compota de figo com sementes de sésamo

Bolachas de Parmesão e doce de figo

Este ano os figos chegaram atrasados. Cortesia de uma meteorologia inclemente ou de simples desencontros geográficos, o Verão quase passava por mim sem que os frutos da paixão cruzassem o meu caminho. Atravessei meio oceano para comer os primeiros no Faial e na última semana fui presenteada com uma mão cheia deles. Apanhados de uma árvore esquecida, por mãos amorosas. Verdes por fora e vermelhos por dentro, mais ou menos claros, a precisar de serem comidos ou usados. Doces, como só os dias felizes são.

O que fazer com figos?

Bolachas de Parmesão e doce de figo
Uma passagem pela estante. Conservas, tartes ou saladas? Decido-me por uma compota com mel e sementes de sésamo. A ideia parece feita à medida da ocasião. Na bancada da cozinha, ainda os restos de sementes de uma receita de bolachas de parmesão que fiz para um encontro de colegas e o súbito desejo de juntar uma compota de figo. Se bem pensado, melhor feito.

Simplesmente perfeito. Duas receitas em vez de uma.



Bolachas de Parmesão
Adaptado ligeiramente de uma receita de Isidora Popovic, Popina book of baking

faz 30-35

60 g queijo Parmesão
225g farinha
2 colheres (chá) flor de sal (Casa do Sal da Figueira da Foz)
mistura de pimentas, moída na altura, a gosto
75 g manteiga sem sal, fria e em cubos
50 ml água gelada

para a cobertura:
1 ovo pequeno, batido
3 colheres (sopa) sementes de sésamo
3 colheres (sopa) sementes de papoila

Coloque a farinha, a flor de sal e a pimenta numa tigela. Junte a manteiga e com as pontas dos dedos incorpore rapidamente na farinha, até obter uma mistura semelhante a migalhas. Vá deitando a água e pressionando com as mãos para a massa formar uma bola, sem amassar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme um rolo com cerca de 4-5 cm de diâmetro. Cubra com película e refrigere pelo menos 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. retire o rolo do frio e pincele com o ovo. Role sobre uma mistura de sementes até cobrir completamente. Corte as bolachas o mais fino que conseguir e disponha num tabuleiro com papel vegetal. Leve ao forno durante 20-25 minutos ou até as bolachas estarem cozidas.

--

Compota de figo com sementes de sésamo
Adaptado de uma receita de Liana Krissoff, Canning for a new generation

faz 4 frascos

3 colheres (sopa) sementes de sésamo, tostadas na frigideira
1,25 Kg figos, com ou sem pele e em quartos
125 g açúcar
4 colheres (sopa) mel

3 colheres (sopa) sumo de limão
raspa fina de 1 limão grande

Coloque todos os ingredientes (à excepção das sementes) num tacho largo (preferencialmente de cobre). Deixe ferver, destapado, mexendo ocasionalmente, por 10-15 minutos ou até os figos ficarem macios. Junte as sementes. Deite de imediato em frascos esterilizados, tape e deixe os frascos invertidos arrefecer completamente. Mantenha no frigorífico ou num local fresco.