17.8.16

A Sociedade, uma oficina gastronómica para todos

A Sociedade - Oficina Gastronómica

Há muito que queria escrever sobre este lugar especial, capaz de nos encher a alma e a barriga e de alimentar sonhos e desejos. A Sociedade é ponto de encontro para gente apaixonada pela comida nas suas múltiplas formas. Seja a vontade de aprender a preparar alimentos na bonita cozinha, folhear livros de receitas, fotografar a mesa inspiradora guardada por um veado ou escolher a loiça e empratar uma receita, todos os desejos se tornam realidade neste espaço de calma e inspiração permanente.

Nos caminhos cruzados desta vida, os meus encontraram-se com os da Claúdia Villax ao longo dos anos a pretexto dos livros e do seu projecto Azeitona Verde, uma quinta de agricultura biológica em Marvão com oliveiras milenares e um azeite delicioso. É com muita curiosidade que chego para conhecer A Sociedade e trocar ideias com um grupo de pessoas que pensam com o estômago e comem com o cérebro.

A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica



A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica

Entra-se num espaço branco, repleto de luz, onde pontuam flores silvestres e livros. Ao fundo ouvem-se gargalhadas e há uma azáfama em torno da cozinha onde a chef Maria João Fernandes da Kensho prepara os seus pratos de comida colorida e saudável que hão-de ser o nosso almoço. Do Creme de ervilhas e hortelã com ovos escalfados às Espetadinhas de frango com gengibre e Couscous de limão, são os Crepes com carapau fumado e coulis de pimento vermelho que ainda me fazem salivar quando penso na combinação de sabores e texturas. Mas porque o que comemos é mais do que a soma dessas características, trocam-se argumentos em favor da utilização do carapau por ser um peixe da nossa costa, sustentável, barato e muito versátil. Comida saudável é afinal muito mais do que alimentos que nos fazem bem porque são nutritivos e equilibrados. Têm também de fazer bem a todo o sistema que integram e de que somos igualmente parte.

A conversa flui em volta da mesa de madeira banhada pela luz primaveril. Ali ao lado o veado silencioso reforça a serenidade inspiradora do lugar. N'A Sociedade todos têm uma palavra a dizer, conhecimentos para partilhar e estórias para contar. Mas afinal de onde vem o nome desta oficina criativa? Cláudia explica que o nome vem do ponto de encontro que existia em muitas vilas e aldeias a que as pessoas da terra chamavam a "Sociedade" e que aqui se quer replicar. A comida é o mote para qualquer viagem, grande ou pequena, assim queiram os viajantes embarcar. Como ponto de encontro, nest'A Sociedade decorrerão eventos diversos, workshops, conversas ou refeições temáticas. Despedi-me já com vontade de voltar a este lugar cheio de pessoas inspiradoras e luz sem fim.

A Sociedade - Oficina Gastronómica A Sociedade - Oficina Gastronómica

A Sociedade fica no Príncipe Real em Lisboa e recebe quem vier por bem e com vontade de conversar e aprender mais sobre comida!

Rua Luís Fernandes 32 A
1200-244 Lisboa