CALENDÁRIO DE EVENTOS

{em actualização}


25 e 26 SETEMBRO 2022

Na sua 18ª edição, o Congresso dos Cozinheiro tem este ano um programa construído em torno da Conexão Africana e trará a Portugal muitos nomes importantes da cena gastronómica do grande continente para mostrar as muitas cozinhas de África. Já com oradores confirmados, entre eles, a presença de Fatmata Binta (Natural da Serra Leoa, é uma chefe de cozinha nómada e embaixadora da cozinha da tribo Fulani); Sheree Williams (Norte-americana, fundadora e diretora executiva da organização The Global Food and Drink Initiative e editora da Cuisine Noir Magazine); Najat Kaanache (Cozinheira basca de San Sebastián de origem marroquina e proprietária do restaurante Cús, na cidade do México e de seis espaços na medina de Fez, incluindo o Nur) e Jeny Sulemange (Cozinheira moçambicana da região de Nampula, lidera o conhecido restaurante Cantinho do Aziz, em Lisboa). O evento acontece nos dias 25 e 26 de Setembro nos Nirvana Studios, em Oeiras, e os bilhetes já se encontram disponíveis.

Conexão Africana


//

até SETEMBRO 2022

Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX – Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa é o título da exposição patente no Museu do Oriente de 18 de Maio a 25 de Setembro (entrada gratuita), que apresenta menus, convites e elementos da ephemera social, em uso no Ocidente e no Oriente, pertencentes à Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

Oriente nos Menus


//

26 de SETEMBRO 2022

A busca pel'O Melhor Pastel de Nata continua! Em 7, 8 e 9 de Setembro têm lugar as sessões de selecção, considerando características como “Aspecto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global” e, finalmente, a 26 de Setembro a prova final com os 12 finalistas, integrado no Congresso dos Cozinheiros.

Workshop Pastéis de Nata, Pastelaria Batalha


//

8 a 10 de OUTUBRO 2022

O encontro 'Vinhos e Sabores' tem lugar no Parque das Nações, no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL). Com a presença de cerca de 400 produtores, é a oportunidade de conhecer novos vinhos e sabores únicos ao longo de 3 dias e assistir a provas comentadas e showcookings. Os chefes Vítor Adão, do restaurante Plano (Lisboa), José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (Portalegre) e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta (Sublime Comporta) estarão no espaço “Arrozes de Portugal” a confecionar pratos de de arroz presentes na cozinha portuguesa. Já no espaço ‘Vinhos com Gosto’, dia 8, o chef José Júlio Vintém, juntamente com um sommelier, explora a tradição alentejana ‘Com gosto e com vagar’. O chef Miguel Oliveira (O Pudim rei e o Pudim do Marquês) e Luís Antunes (crítico de vinhos) irão discutir a relação dos vinhos com a doçaria portuguesa, sob o mote ‘Será Baco guloso?’. No Domingo, dia 9, o chef Hélio Gonçalves, na companhia de um sommelier, orientam uma conversa dedicada ao tema ‘Crime, dizem eles’, sobre as harmonizações a não fazer. Também Luís Antunes (crítico de vinhos) e Pedro Cardoso (queijaria) conversam sobre ‘Vinho vinho, Queijo queijo’ e as múltiplas harmonizações possíveis.

Vinhos e Sabores, Lisboa