23.11.07

Chá & Bolinho

O Provador ofereceu-me um livrinho Le Cordon Bleu intitulado 'Brunch' - investimentos, como o próprio gosta de referir. Mas a matéria não obtém consenso. Acabamos inevitavelmente por discutir o horário a que as ditas receitas podem ter lugar: se entre o 'breakfast' e o 'lunch' ou entre o 'lunch' e o 'dinner'...Como foi feito e comido a meio da tarde, este é - portanto - um bolo de 'linner' ou (como lhe chamei) de fim de tarde.



A receita é inspirada num Pain aux noix et aux cerises do referido livro.

2 ovos inteiros
3 colheres sopa mel (ou 2 de melaço)
125 grs açucar amarelo
250 ml leite
1/2 colher café canela
1/2 colher café gengibre em pó
125 grs farinha trigo + 125 grs farinha integral
1 colher chá fermento
60 grs avelãs
60 grs cerejas em calda partidas
cerejas e avelãs para enfeitar
50 ml óleo (usei de amendoim)

Num tacho, levar ao lume o leite, o mel e o açucar até derreter. Deixar arrefecer e adicionar os ovos ligeiramente batidos. Numa tigela, misturar as farinhas, o fermento, a canela e o gengibre, as avelãs e as cerejas partidas. Envolver as duas misturas e acrescentar o óleo. Utilizar uma forma de bolo inglês. Levar a forno a 180º durante 10 min. Dispor as cerejas e as avelãs interiras e deixar cozer mais 35 min ou até o palito sair seco. Polvilhar com açucar em pó.

10 comentários:

  1. Wow! Que lindo! Só de ver já apetece comer! Bjs!

    ResponderEliminar
  2. São precisamente horas do "linner" (17:54hs). Para mim está perfeito, traz o bolinho, que eu faço o chá!

    bjs

    PS - também tenho esse livro, vou averiguar outras receitas (tenho tanto livro de cozinha que às vezes esqueço-me do que anda cá por casa).

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso! Gostei da combinação cereja+avelã.
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto fantástico!
    Esse livro foi de facto um óptimo investimento.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de bolo, hein???? Adorei o linner! O que é bom não tem hora comer....
    E o livro parece bem legal!
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Do Cordon bleu eu tenho um livrinho chamado breakfast, junto com outros tres. Acho bárbaras as receitas deles.
    O seu bolo ficou com uma aparência divina, acho que fica ótimo para o Natal também.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Olha, não me importo com o nome, está bem!
    Adoraria uma fatia do .... e agora...... bem, do bolinho!
    Está tentador!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Suzana, este bolo está a chamar por mim, e sinceramente também não me interessa saber a que horas o poderia comer porque algo assim é o que chamo de comida 24 horas! :)
    Bjs

    As fotos estão liiiindas!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!