22.11.07

E um Risotto de Lentilhas?

O Rei da Quinzena na Colher de Tacho é a lentilha. E eu que queria tanto participar. Deixei para a última e quase fora do prazo, aqui está a minha receita com lentilhas vermelhas.




Risotto de Lentilhas ao Caril de Cogumelos e Manga
Cozinhado a partir da receita de risotto do Jamie Oliver, mas sem ter nada a ver.

75 grs lentilhas vermelhas
100 grs arroz arbóreo
200 grs mistura de cogumelos (shiitake, pleurotos, paris)
1 l caldo de legumes (usei 1 cubo de caldo biológico maravilhoso, dica da Pipoka - merci!)
2 chalotas
2 dentes alho
2 colheres azeite
1 copo de vinho branco (de boa qualidade)
1/4 chávena parmesão
1 colher café pasta de caril vermelho (fica 5 estrelas com a pasta balti massala da Marizé - merci bcp!)
1 colher manteiga
coentros
parmesão para servir
1 manga

Alourar as chalotas e os alhos picados com o azeite durante 2 min. Juntar os cogumelos também picados e deixar cozinhar por mais 2 min com a pasta de caril. Adicionar o arroz e mexer até apresentar um aparência translúcida. Acrescentar as lentilhas (em crú) e mexer. Refrescar com o vinho, deixar evaporar e começar a deitar o caldo, uma concha de cada vez, mexendo. Deve demorar cerca de 15 min até estar cozinhado. Terminar com o parmesão e manteiga na última concha de caldo. Tapar e deixar por 2 min. Servir de imediato.

Servi com coentros picados e parmesão e acompanhei com manga porque achei que tinha ficado um pouco picante - a combinação resultou perfeita, na tal onda de contrastes doce/picante, quente/frio muito agradável.

7 comentários:

  1. Deve ter ficado delicioso... E eu que adoro risotto!
    Pena não conseguir ver a fotografia!

    ResponderEliminar
  2. O meu blog está em jet lag: assume a data do dia anterior e agora as fotos desaparecem... Pois não sei! Espero que uma noite de sono resolva a coisa.

    ResponderEliminar
  3. Estou sem palavras... que excelente combinação!!! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado Delicioso!!! Com certeza!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Maravilha... nunca me tinha lembrado de fazer risotto usando caril. E não pensei que o caril fosse bem com o parmesão.

    Tenho uma pasta de caril verde tailandesa, será que a cor vai bem com esta receita? Estou a brincar... é que comprei pasta de caril verde e já me arrependi, pois a maioria das receitas pedem a vermelha (ninguém me mandou armar-me em sportinguista). Pode ser que a cor seja diferente mas o sabor similar.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro risotos! Esta com lentilha... deve ficar um show!

    ResponderEliminar
  7. Amo risoto e este aqui esta b'arbaro com lentilhas. show!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!