16.11.07

Gratinado de couve-flor e brócolos

O Provador não estima couve-flor: ah porque-é-o-sabor, ah afinal-é-só-o-cheiro, ah não-gosto-e-pronto. Em desespero de causa (e às voltas com meia couve-flor em vias de se estragar) saiu uma mistura de florões de brócolos e de couve-flor, gratinados no forno. O Provador lambeu os beiços e repetiu!



Meia dúzia de florões de couve-flor e brócolos, cozidos durante 4 ou 5 min. Numa tigela mistura-se 4 colheres de sopa de creme de queijo fresco, 1 ovo, 100 ml de nata ligeira (é o que diz na embalagem...), uma pitada de noz moscada e de pimenta. Colocam-se os legumes num prato de ir ao forno, regam-se com o creme e polvilha-se tudo com queijo gruyère. Vai ao forno durante 10 minutos ou até ficar gratinado.
Acrescentei ainda uns cubinhos de peito de perú fumado (mas pode não levar mais nada sobretudo se se quiser servir como acompanhamento).

6 comentários:

  1. Muiiiiiiiiiiiiito bom!
    O provador não sabe o que perde...
    Com esta receita imagino que deve ter repetido e em grande escala!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O provador gostou, sim senhora! Os bróculos, o fiambre e o queijinho gratinado, pois, pois. Mas a couve-flor continua a levantar algumas reticências…
    **

    ResponderEliminar
  3. quando o provador começar a franzir o nariz podem sempre chamar-me que com um aspecto desses tão bom eu não me faço rogada.

    ResponderEliminar
  4. Belo acompanhamento ou bela refeição se juntarmos cubinhos ou tirinhas de peito de frango...
    Esta não me escapa.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  5. Olha que engraçado! Postei hoje um gratinado de brócolos e couve-flor :), realmente é delicioso, seja de que forma for! Sabe bem e faz bem, que mais se pode querer não é!?!??
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!