18.11.07

Muffins de Atum



Há uns tempos que andava de olho neste bolo de atum e azeitonas da Valentina. Na semana passada, a Anette fez bolo de atum com caril e passas e eu decidi-me. Como de costume, fiz tudo a partir do que havia à mão e saiu assim:



(5 unidades)

150 grs farinha de trigo + 50 grs farinha milho
1 colher chá fermento
1 colher sopa manteiga
4 folhas de manjericão fresco
200 grs atum em azeite
3 ovos
3 colheres sopa leite
2 colheres sopa azeite (usei o do atum)
1 colher sopa parmesão ralado
1 colher sopa requeijão
8 tomates cherry
sementes de sésamo

Misturam-se as farinhas peneiradas, o fermento, o parmesão e o manjericão (finamente picado) com a manteiga à temperatura ambiente ou ligeiramente derretida. À parte, batem-se os ovos com o leite e incorpora-se rapidamente no preparado anterior. Junta-se o azeite, o requeijão e o atum desfeito. Deita-se a massa em forminhas e distribuem-se os tomates partidos ao meio. Polvilha-se com sementes de sésamo e leva-se ao forno.

E porque as blogueiras têm assim uma espécie de telepatia, a Fer no seu Chucrute com Salsicha também fez bolinhos de atum!

9 comentários:

  1. Suzana, comprei umas formas novas para me aventurar no mundo maravilhoso dos muffins! Como gosto pouco de doces esta tua receita é o ideal. Tem um óptimo aspecto, assim como o banner!

    ResponderEliminar
  2. Suzana, estes Muffins têm mesmo a minha cara :). Adoro este tipo de comida e a tua idéia de colocá-los em forminhas individuais resultou muito bem, deu-me logo vontade de "roubar" 2 ou 3! :)

    Vou ficar à espera da tua visita ao Porto para saber o que achaste do Café! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ficaram mesmo uma delicia...delicia não posso dizer não os provei ,mas o aspecto ficou mesmo muito delicioso...........parabéns pela invenção....bjokas

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da ideia de muffins de atum!!! Já beliscava um... ou dois... =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma delícia os teus muffins (adoro atum). Logo no princípio do meu blogue, fiz um cake de atim com pimentos assados que ficou muito bom. Também deve ser fixe em muffins.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Suzana, adorei a sua versao. Estou animada a fazer mais desses bolinhos salgads. beijo! :-*

    ResponderEliminar
  7. Suzana, adorei!!! Há tempos estou ensaiando para fazer um muffin salgado... já separei várias receitas...
    Um beijo!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. Eu também já experimentei os muffins salgados e adorei! Vou ter de experimentar com atum...Os teus ficaram um espanto! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. A doro as fotos... E o conteudo também, claro...
    Muito interessantes este muffins!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!