13.12.07

Pelo amor da Tarte



English Version

Já disse como a cor é importante para mim? Custa-me imenso comprar livros com más capas ou má composição - é contra a minha natureza. Às vezes, quero muito um livro mas a única edição que consigo encontrar faz-me tremer só de olhar... não pode haver pior! Ok, admito que preciso do cheiro a papel impresso, de boas escolhas tipográficas, preciso de boas imagens para apreciar completamente um livro. Preciso de livros "bonitos". Claro que já tive grandes desilusões ao comprar livros porque têm uma grande capa... Ser "bonito" não salva um mau livro mas ter má apresentação definitivamente prejudica um bom. Isto dito, está-se a ver porque me apaixonei por cebolas vermelhas: são bonitas!



Tarte de Cebolas Vermelhas e Cogumelos

2 cebolas vermelhas grandes
1 colher sopa azeite
150 grs cogumelos frescos
1 colher sopa vinagre balsâmico
1 colher sopa açucar mascavado
1 queijo de cabra (cerca de 125 grs)
4-5 folhas manjericão
1 massa folhada refrigerada

Cortam-se as cebolas ao meio e depois em fatias fininhas. Juntam-se ao azeite numa frigideira e alouram-se por 3 minutos. Adiciona-se o açucar e o vinagre, mexendo sempre até as cebolas estarem caramelizadas. Acrecentam-se os cogumelos fatiados e cozinha-se mais 5 minutes. Tempera-se a gosto com sal e pimenta.
Pré-cozer a massa (devidamente cheia de arroz ou outro peso) a 180º C por 8 minutes ou até começar a estar dourada. Remover do forno, fatiar 3/4 do queijo e espalhar sobre a massa. Deitar por cima a mistura de cebolas e cogumelos e levar ao forno por mais 5 minutos ou até estar estaladiça. De novo, remover do forno e deixar arrefecer ligeiramente sobre uma grelha. Espalhar o restante queijo, esfarelado e o manjericão finamente cortado.

Servir com uma salada verde de rúcula e alface, com cebola vermelha e vinagrete.



Não segui exactamente uma receita para esta tarte, a inspiração veio da receita de Tartes Tatin da Joey. Como de costume, não consegui cingir-me à receita original (nem sequer ligeiramente!). Mas um dia destes prometo que ainda faço estas pequenas tartes de aspecto mimoso!