11.12.07

Pesto, presto!



English Version

O meu molho favorito para massa é o pesto (que significa literalmente 'pasta'): pode pôr-se qualquer coisa lá para dentro que resulta sempre bem. E foi o que fiz, com a combinação hortelã / noz a ficar perfeita, os ingredientes a misturarem-se sem problemas e um resultado final muito saboroso, sem ser demasiado forte (como cheguei a temer quando esmaguei a hortelã e o cheiro era MESMO forte!).
Este pesto fica muito bem com massa, mas também é fantástico com frango grelhado ou queijo gratinado, como por exemplo o ricotta.

Pesto de Hortelã

50 grs folhas de hortelã (escolhidas e picadas)
1/2 dente alho
4 colheres sopa nozes (torradas)
50 ml azeite (grau de acidez baixo)
1/2 chávena parmesão ralado

Colocam-se as nozes com umas gotas de azeite numa frigideira, agita-se durante 2 minutos para torrar e aquecer. Pica-se o alho, junta-se uma pitada de sal e a hortelã num almofariz e bate-se até formar um puré. Passa-se para uma tigela. Batem-se as nozes e junta-se à hortelã. Acrescenta-se metade do queijo, algum azeite e mexe-se. Tempera-se a gosto. Adiciona-se parte do parmesão restante e azeite. Continua-se este procedimento até atingir a consistência e o tempero pretendidos.