2.12.07

Presentes Baunilhados



English version
Dezembro para mim é sinal de forno. Os meus amigos habituaram-se à ideia de receber pelo Natal mimos vindos directamente da minha cozinha. O Natal para mim começa com as fornadas de 'cookies' que depois misturo e coloco em frascos, pacotes ou qualquer outro recipiente. O ano passado as 'cookies' foram distribuídas em latas de café que os meus amigos guardaram e que reutilizaram - quando revejo as latas em casas deles fico sempre com um sorriso pateta. Escusado será dizer que já toda a gente começou a falar nas 'cookies' deste ano, pelo que para iniciar a temporada experimentei uma receita nova. É da Donna Hay.



Bolachas de Baunilha
Adaptado de Donna Hay, The New Cook

(3 dúzias)

180 grs manteiga sem sal
1 chávena açucar
1 e 1/2 colher chá extracto baunilha
2 e 1/2 chávenas farinha trigo
1 ovo

2 colheres sopa sementes sésamo (facultativo)
2 colheres sopa amêndoa lascada (facultativo)

Bate-se a manteiga à temperatura ambiente com o açucar e a baunilha até obter uma massa homogénea. Junta-se a farinha peneirada e finalmente o ovo. Amassa-se ligeiramente a massa, cobre-se com película e leva-se ao frigirífico durante 30 minutos. Divide-se ao meio, enrola-se uma parte com as sementes de sésamo e a outra com a amêndoa. Estende-se a massa e cortam-se as bolachas. Vão ao forno 180º C por 12 minutos.

19 comentários:

  1. These look delicious. Wish I was close enough to enjoy some!

    ResponderEliminar
  2. SO DO I!!!

    Devem ser deliciosos! Ficaram bem gordinhos!
    É uma delícia presentear, principalmente quando nos esmeramos para preparar!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. não sei se gosto mais de fazer cookies pra presentear ou de recebê-los.com esses ficaria contentissima! bjos

    ResponderEliminar
  4. Gostei! E vou fazê-los! Já tinha pensado oferecer uns mimos saídos do forno, este ano, até vem a propósito, com a criação do blog durante 2007 e tal... Mas ainda nem tinha pensado muito a sério nisso. Adorei! :)

    witchie
    http://caosnacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro fazer biscoitos, esta receita é fantástica, pois para além de ter poucos ingredientes o aroma de baunilha deve ser divino!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Deve ser bom receber presentes assim! Eu cá passo a vida a receber cuecas desse velho barbudo!!!
    Óptimo aspecto, para não variar.

    ResponderEliminar
  7. Quando fazemos as coisas com amor, temos vontade de partilhar, e quando recebemos algo feito com amor, guardamos no coração.
    Amendoas, sésano e baunilha... Humm humm devem ser divinais.
    beijinhos
    Natural Naturalmente - Márcia
    http://medicinasnaturais.blogspot.com/
    http://comernaturalmente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Lindas Susana! Agora pergunto: onde é que andavas este tempo todo? As tuas fotos são sempre lindas, as receitas uma perdição! E não, os elogios não são para me dares uma caixinha de bolachas de baunilha! Mas até que não me importava nada...(corada e suspiros)! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Como é possível só hoje ter encontrado o teu blog?
    Adorei. É lindo, de muito bom gosto e com receitas maravilhosas....vai já direitinho para os meus favoritos.
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  10. hummmmmmmmmm que delicia,receitinha ja copiada para fazer muito brevemente....adorei a simplicidade dos biscoitos que devem ser deliciosos

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Acho uma ótima idéia presentear estes mimos em potes. Uma aluna minha fez biscoitos e colocou em potes de cerâmica que ela mesma fez (ela é ceramista). Eu já dei fudge em pequenas formas (foi com forma e tudo) embrulhado com celofane e laço.

    bjoca,
    Nina.

    ResponderEliminar
  12. Esse "sorriso pateta" é algo muito bacana - não há nada melhor do que ver que as pessoas gostaram dos presentinhos feitos por nós!

    Seus cookies estão lindinhos!

    ResponderEliminar
  13. é depois de ver umas bolachas assim...lindas lindas lindas, que apercebo-me que na tenho jeitinho nenhum pa bolachinhas!!! ahaahhaahh essas formas são super giras... andei a correr toda a minha cidade atras de umas com desenhos natalícios e nada!!!

    se calhara esqueceram-se que é natal! :S

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Este ano já tinha decidido oferecer bolachas e outros mimos feitos por mim, por isso esta receita (assim como as bolachas da Marizé) veio mesmo a calhar!

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Lindos! Tenho ke aperfeiçoar a minha tecnica para fazer biscoitos: os meus ficam sempre espalmados, perdem a forma....
    Esses são lindos, claro!

    ResponderEliminar
  16. Que lindos e deliciosos, fiquei encantada com eles.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!