24.1.08

Uma Pizza à la Donna Hay



A minha adoração pela Donna Hay remonta ao primeiro encontro com um dos seus livros. As receitas simples, mas sempre cuidadas, fotografadas e dispostas de forma irrepreensível prenderam a minha atenção desde o primeiro segundo. Há uns dias ao deambular entre as revistas de uma livraria do meu bairro, eis que se não quando ali estava ela: a mais linda, a mais perfeita (e a mais cara!) revista de culinária - a Donna Hay em revista. Era um número atrasado (Issue 35) mas não era eu que ia reclamar! A pizza que se segue não chega perto da Don(n)a original, mas deixou-me muito satisfeita com o resultado. A receita da massa é da dita maravilha em forma de revista e o resto de uma fixação de pêras e Gorgonzola com Pancetta, "arrumados" mais ou menos segundo receita da Bon Appétit.

Pizza de Pêra, Gorgonzola e Pancetta com Espinafres em Pesto de Nozes

massa pizza
Donna Hay magazine Issue 35, p.79

4 individuais*

1 colher chá fermento
1/4 colher chá açucar
3/4 cup água morna
1 1/2 chávenas (225 grs/8) farinha 55, peneirada
1/2 colher chá sal
2 colheres sopa azeite
Semolina para polvilhar (a receita original não pede mas é essencial para não agarrar ao papel vegetal)

Coloca-se o fermento, o açucar e a água numa tigela pequena e mexe-se para misturar. Reserva-se por 5 minutos numa zona quente. Junta-se a farinha, o sal e o azeite numa tigela grande e abre-se uma cova ao centro. Adiciona-se o fermento e mexe-se com uma faca até a massa começar a formar-se. Deita-se numa superfície enfarinhada e amassa-se até estar macia e elástica (eu demorei 10 minutos). Coloca-se a massa numa tigela untada com azeite, cobre-se com um pano e deixa-se a levedar por 30 minutes ou até ter duplicado de tamanho. Divide-se a massa em 4 partes iguais (individuais) ou ao meio (para 2 pessoas cada).

* A massa é suficiente para duas pizzas para 2 pessoas ou 4 individuais. Congelei metade, uma vez que só fiz para dois. Como fazer: quando a amassadura está terminada (e antes de levedar), prepara-se a massa que se quiser congelar. Numa tigela pequena com um pouco de azeite, rolam-se as bolas de massa a congelar e coloca-se cada uma num saco de congelação. Congela-se de imediato e consome-se no prazo máximo de 3 meses. No dia antes de se querer fazer a pizza, remove-se do congelador para o frigorífico e deixa-se descongelar lentamente durante a noite. Segue-se a receita a partir daqui.

Aquece-se o forno a 180ºC e coloca-se a pedra para pizza no terço inferior do forno (eu uso a pedra do meu grelhador, mas mármore ou granito assim como pedra sabão também podem ser usadas). Estica-se a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada generosamente com semolina até atingir 2-3 mm de espessura e formar um círculo. Polvilha-se com semolina no topo.



Cobertura

2 pessoas

Para o pesto de nozes:
3/4 chávena de nozes
3 colheres sopa azeite
3 colheres sopa mel
2 colheres sopa coentros picados

4 fatias Havarti
4 fatias Pancetta
1 pêra, fatiada finamente
1/2 chávena Gorgonzola esmigalhado
6 folhas médias de espinafres frescos ainda com os caules

No forno pré-aquecido, torrar as nozes por 5 minutos. Numa picadora, colocar as nozes e adicionar o azeite, o mel e os coentros. Picar até formar uma pasta. temperar de sal e pimenta e acrescentar azeite se necessário para atingir a consistência certa.

Cozem-se os espinafres ao vapor, num recipiente para o efeito colocado sobre um tacho com água a ferver, até estarem macios. Remove-se do lume e apertam-se par retirar o excesso de líquido. Reserva-se.

Espalha-se o pesto sobre a massa e coloca-se o Havarti em pedaços. Passa-se o papel vegetal com a pizza para a pedra pré-aquecida. Coze-se até o queijo derreter, cerca de 12 minutos. Retira-se do forno (cuidado para não se queimarem!). Dispôe-se a pêra fatiada e a Pancetta alternadamente e coloca-se o Gorgonzola por cima. Tempera-se com pimenta preta. Coze-se por mais 3 minutos para o Gorgonzola derreter. Remove-se do forno, espalham-se os espinafres e mantém-se quente por um par de minutos para os sabores estabilizarem. Serve-se de imediato.

nota: Eu voltei a colocar a pizza no forno com os espinafres mas é totalmente desnecessário.

16 comentários:

  1. Suzana que delícia nunca vi nada igual!!!! Parabéns bjs

    ResponderEliminar
  2. ah, ficou uma pizaa linda!

    vou testar essa massa da Donna, pois a massa da Martha que eu andava fazendo nao tem feito bonito...

    um beijo!

    ResponderEliminar
  3. acho que o jamie tem uma pizza parecida.. pelo menos já a vi nalgum lado :-) ficou muito boa. mas fico sempre na dúvida, se a pêra relamente combinam com tudo???

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi essa revista aqui, será que entregam fora da NZ?
    Ficou linda Susana e parece ser uma delicia, e apesar de nao ter visto afoto da revista , a sua nao deve ter ficado atrás nao
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Quêm disse que uma pizza não pode ser um prato requintado???

    Está o máximo, amiga. E como sempre as fotos fantásticas.

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Fotos fantásticas! A pizza está com um aspecto maravilhoso!
    Adorei!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Suzanaaaaa,

    ... o teu "gene padeirinho" não pára, rapariga!!! (risos)e ainda bem! Fazes coisas absolutamente maravilhosas! Eu cá acho que tu foste premiada, não com "um gene padeirinho", mas antes com "uma tonelada deles totalmente aos saltos"!!! (risos).

    Bjs, Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. estou sem palavras!!! e não consigo tirar os olhos das fotos!!!
    e adorei a receita do pesto de nozes, já a copiei para fazer um dia destes com uma boa massa.

    ResponderEliminar
  9. Que pizza deliciosa...comeria um pedaço agora mesmo. Lindas fotos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. A pizza está simplesmente perfeita, lindíssima. Desde que me falaste dela que estava curiosa para ver as fotos e conhecer a receita.

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Thanks for your comment on Tea & Cookies. If you're still looking for ways to use up your lemons, I have a lot of links here. Good luck with your lemon "problem," I envy you that!:-)

    ResponderEliminar
  12. Linda, Maravilhosa, Perfeita, ainda posso dizer mais uns tantos adjectivos, sua pizza esta fantástica e a receita , cada passo bem explicado. Parabéns
    Adorei.
    Boa semana, beijinhos
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Olá passei por aqui e gostei :)
    Quanto a esta pizza deve ser deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. suzana, que delicia!!!
    agradeço o carinho , viu? bjkas dani

    ResponderEliminar
  15. Esta massa da Donna parece bem gostosinha! Ah, você conseguiu fotografar uma pizza, acho tão difícil, semana passada fiz o último teste, carreguei as fotos no PC e nem olhei... bjs!

    ResponderEliminar
  16. Que show esta combinação de sabores. Como você adoro a Donna Hay. Tenho praticamente todas as publicações dela. Tuas fotos estão ali, par a par.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!