1.3.08

Cacau & Canela



Quem por aqui passa provavelmente sabe que não sou freak por chocolate, mas o caso muda de figura quando se trata de canela. Se eu mandasse a canela entrava em metade das receitas cá em casa, o Provador é que tinha um ataque se isso acontecesse! A minha combinação favorita é meio estranha e tem cheiro a praia: cacau e canela. Esta receita de pão não é doce e vai bem com compotas e queijos, mas também com presunto e manjericão ou outros enchidos mais condimentados. A minha fatia da manhã estava delicosa com requeijão, mel e nozes.

Pão de Cacau e Canela

1 pão de forma

500 grs farinha T55
70 grs cacau em pó, extra para polvilhar
1 1/4 colher chá fermento seco
3 colheres sopa azeite (baixa acidez), extra para pincelar
3 colheres sopa açucar mascavado
350 ml água morna
1 colher chá sal
1 colher chá canela

Numa tigela, misturar a farinha, o cacau e a canela com o fermento e abrir um buraco no centro. Adicionar a água morna mexando com um garfo (se utilizar um mixer, deitar a água lentamente com a pá a funcionar em velocidade baixa). Acrescentar o açucar e o sal e depois o azeite. Trabalhar a massa por 10 minutos ou até estar elástica e não agarrar demasiado aos dedos (ou à tigela do mixer). Colocar a massa numa tigela pincelada com azeite, cobrir e deixar levedar num local seco por 1 hora ou até duplicar de tamanho. Deitar a massa numa superfície polvilhada com cacau em pó e amassar por mais 5 minutos. Preparar a forma, untada com azeite e polvilhada com cacau. Colocar a massa na forma, cobrir e deixar levedar por mais 45 minutes.

Aquecer o forno a 180ºC. Colocar uma pedra para pizza na parte inferior do forno. Para criar vapor, deitar água a ferver sobre cubos de gelo num prato fundo de forno e colocar no fundo do forno. Costumo colocar um pau de canela nesta água, fica um cheiro delicioso na cozinha e o pão ganha um sabor extra especial. Pincela-se o pão com azeite e leva-se ao forno a cozer por cerca de 25 minutos. Retira-se da forma e deixa-se arrefecer sobre uma grelha.



Nota: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos, depois os sólidos e por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita da mesma forma.

18 comentários:

  1. Não achei nada (mesmo nada) estranha essa combinação. É também umas das minhas favoritas, embora habitualmente esteja associada a sobremesas. Ou muito me engano ou este vai ser o primeiro pão que eu vou fazer...dá-me uma semanita e já vais ver!

    bjs

    PS - presumo que as 3 colheres de sopa (baixa acidez) sejam de azeite, estou certa?

    ResponderEliminar
  2. Certíssima, minha cara. As always! Já completei. ;)

    Bj

    ResponderEliminar
  3. nossa q maravilhoso!!!

    adorei esse pão!! ficoulindo e essa fatia coberta esta tentadora por d+...bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu tb não sou muito adepta do chocolate...simplesmente gosto...mas n é nada que eu fique de rastos!!!... agora canela já é outra história.... adoro!!! o cheiro é uma coisa de... sei lá!!! :)...adoro... esse pão deve estar um mimo....

    bjcas

    ResponderEliminar
  5. Suzana, fiquei encantada com o pão!
    Posso abusar e perguntar:
    - o vapor ficou o tempo todo de assamento do pão? Ou só nos minutos iniciais?
    - a pedra serve para deixar o pão com mais casca? como não tenho a pedra, quero ver como vou resolver, pois quero obter o melhor...
    descuple ser perguntadeira, mas realmente o pão deve ser ótimo!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Laurinha, pode ser perguntadeira à vontade! O vapor serve para estimular a parte exterior do pão, pelo que os 10 ou 15 minutos iniciais são os mais importantes. Neste caso deixei ficar até ao fim (coze rápido), mas pode retirar. Quanto à pedra, serve fundamentalmente para garantir uma distribuição equilibrada do calor. Pode fazer sem ela, sem problemas.

    Bjs para todas!

    ResponderEliminar
  7. Pois eu então sou "doida" por chocolate e por canela, logo este pão não me vai escapar.
    Estou roida de apetites por essa fatia com mel requeijão e nozes, hummm!...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Suzana mas que pão maravilhoso... Eu cá adoro chocolate mas também gosto bastante de cacau pelo seu gosto meio amargo. De canela sou super fã, adoro! Por isso esta receita de pão vai já para a minha lista de receitas a fazer...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. hum.... parece delicioso!!!! receita guardadinha.. bjkas dani

    ResponderEliminar
  10. haahaha Também sou louca por chocolate e canela, eu coloco canela em ate comidas salgadas para horror de meu marido que 50% das vezes percebe e nao gosta as utras 50% nao percebe e adora
    Amei a receita !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro chocolate portanto esta receita é óptima para mim :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Suzana que pão mais fof!!! Com canela realemnte é muito bom!! Bjks e excelente semana!

    ResponderEliminar
  13. OI,Susana os amigos dos meus amigos meus amigos são portanto vim aqui parar.
    Gostei muito do blogue.
    Adoro chocolate, e adoro canela.Vou expermentar!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Ainda não tinha visto esta beldade, Suzana! Que combinação!! Eu já conhecia broa de canela que se come como broa normal de milho, com aperitivos salgados mas, este pão parece-me bom demais! Contudo e como não sou muito chegada a doces com salgados, aceito essa fatia com requeijão, mel e nozes.. Que delícia de lanche!!! :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito deste pão. Já copiei para fazer. Talvez este fim de semana!

    ResponderEliminar
  16. Que pão diferente. Gostei da combinação. Receitinha anotada.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  17. Canela!
    Sabendo usar ela se torna mágica.

    ResponderEliminar
  18. Ora, como não poderia deixar de ser, vim buscar a receita deste pão maravilhoso. Afinal, foi ele que me salvou na viagem de regresso depois do quim ter empenado :) Isso e as waffles, obrigadinha pela máquina. Foste uma querida e agradeço-te muito, muito, muito :)
    Beijos!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!