11.3.08

Clafoutis, parte II



Eu disse que andava na onda dos Clafoutis salgados...

Clafoutis de Feta com Courgettes
Inspiração de Isabel Brancq-Lepage, Flans, fars et clafoutis, Marabout.

4 ovos
200 ml natas
100 ml leite
100 g Feta, em pedaços
50 g farinha, peneirada
1/4 chávena folhas de manjericão, picado
2 courgettes, raladas
2 colheres sopa azeite
sal e pimenta

Pre-aquecer o forno a 180°C.

Alourar as courgettes no azeite em lume fraco durante cerca de 8 minutos. Entretanto, numa tigela média, bater os ovos com as natas e o queijo feta. Adiciona-se a farinha, mexendo continuamente. Acrescenta-se o leite e bate-se até a mistura se apresentar homogénea. Junta-se o manjericão e as courgettes e tempera-se com sal e pimenta. Deita-se a massa em pequenas formas, untadas e polvilhadas de farinha. Vai ao forno por 20 minutes ou até estarem completamente cozidos. Serve-se imediatamente, como acompanhamento ou com uma salada.

11 comentários:

  1. Queijo e abobrinha, uma combinação perfeita, adorei!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. So conhecia clafoutis doce. interessante.

    ResponderEliminar
  3. Suzana quanto capricho.....chego a sentir o cheiro aqui em casa.....sou amante de queijo feta.... Juro que qualquer di desses vou para Lisboa só para apernder um pouco da arte de fotografar contigo...que linda foto....
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto!!
    Tenho que me aventurar a fazer clafoutis salgado...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou rendida!
    Vou experimentar.

    Que lida a apresentação em doses individuais.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Lembras-te das variações que disse que queria fazer...esquece...vou descaradamente copiar esta receita!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Que bom que isto deve ser :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esses clafoutis estão de lamber os beiços. Salgados ou doces são sempre uma opção deliciosa e cheia de possibilidades.

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Suzana, as tuas fotos são mesmo maravilhosas! Eu adoro entrar no teu blogue! :o) Quanto à receita, deve ser uma delícia e, acabaste de me dar uma bela ideia: as doses individuais. É que fazer uma receita destas em forma de tarte grande, só eu iria comer. Assim, tenho de ver se arranjo uma dessas formas de tarteletes, para que não fique só a olhar e, para que ao fazer, a linha não se ressinta! :o)
    A conjugação do feta com a curgete, parece-me perfeita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Suzana meu Deus que delícias!!!! As fotos estão o máximo e estas receitas então.... Bjks

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!