5.3.08

Tartes de Coco com Chocolate escondido



Ainda na onda do chocolate, o tema deste mês do Hay Hay, it's Donna Hay escolhido pelo delicado Marita Says foi Coconut Chocolate Tarts. A minha ideia desde o início foi "esconder" o chocolate e utilizar chocolate branco e amoras. Os loucos por chocolate dirão que chocolate branco não é bem chocolate e no caso de eu precisar de óculos o que está nas fotos são framboesas! Nunca se encontram amoras quando precisamos delas e já nos conformámos a pagar o preço chorudo... E no que me diz respeito, chocolate branco é chocolate! Mas, no worries, eu não deixava o chocolate negro de fora da equação. :) Procura e encontrarás!



Tartes de Coco com Chocolate escondido
Ligeiramente adaptado de Donna Hay, Cozinha rápida - para saborear devagar, Porto Editora, 2006.

8 unidades


tartes
2 claras ovo
1/2 chávena (ou um pouco menos) açucar
2 chávenas coco ralado

recheio
1 1/4 chávenas natas
50 grs chocolate negro (70% cacau), picado
200 grs chocolate branco boa qualidade, picado

para servir
Framboesas
Icing Sugar, para polvilhar


Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa tigela, misturar as claras, o açucar e o coco. Com as mãos molhadas, ou com a ajuda de uma colher, colocar a mistura de coco em 3/4 capacidade, de modo a formar pequenas 'conchas' cobrindo o fundo e os lados (Usei forminhas de papel dentro das formas cerâmicas). Vai ao forno por 8-10 minutes (as minhas levaram 9) ou até estarem ligeiramente douradas. Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer por 1 minuto.

Entretanto, numa caçarola em lume médio aquece-se 1/4 chávena de natas até atingir quase o ponto de fervura. Retira-se do lume e mistura-se o chocolate negro picado. Mexe-se bem até o chocolate derreter. Noutra caçarola, repete-se o mesmo procedimento com as restantes natas e o chocolate branco.

Divide-se a mistura de chocolate negro pelas 8 conchas, de forma a criar uma fina camada no fundo. Deixa-se arrefecer por 5 minutos. Com cuidado, enche-se cada tarte com a mistura de chocolate branco. Colocam-se as tartes num tabuleiro e levam-se ao frigorífico até solidificarem completamente. (as conchas são muito frágeis, recomendo que se retire o papel apenas no dia seguinte a serem feitas)

Para servir, dispor 2 ou 3 framboesas em cada tarte e polvilhar com icing sugar.

Nota: As forminhas de papel são altamente recomendáveis, pois facilitam todo o processo. Tentei retirar o papel apenas depois de 2 horas no frigorífico e as tartes partiram. Servi essas numa tigela com framboesas e pauzinhos de chocolate negro Valrhona. As tartes que ficaram para o dia seguinte ficaram perfeitas e o papel foi muito fácil de remover.

A receita original pode ser encontrada aqui.

23 comentários:

  1. Deve ser delicioso, e esta casquinha, de coco, hummm, deve ser demais, já estou vendo um creme de abacaxi, já pensou?
    acabei de pensar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. UAU!!!
    Para além desat sobremesa ser uma delicia de certeza, é altamente sofisticada e com um visual digno de montra.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Quer brincar de roda? Passe lá no Pitadinhas...

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. as fotos estão de matar... mereciam figurar na capa de uma revista culinária.
    parabéns

    ResponderEliminar
  5. Suzana que tentação!!! Bem, que primor estão estas tartes e que fotos fabulosas!!
    Concordo com a risonha quando diz que merecia figurar na capa de uma revista.
    O teu miau que aparece discretamente na foto é irmão gémeo do meu :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindas fotos, deliciosa combinação de ingredientes na receita, que mais posso dizer?uma tentação..
    bjs

    ResponderEliminar
  7. O meu chocoholism não me permite fazer grandes distinções em termos de cores, desde que o chocolate seja de boa qualidade pode-se comer! No entanto, confesso que estas tuas tartes estão tão delicadas e sublimes que até teria algum receio de lhes pegar...mas só por uns instantes, pois como tu sabes, em relação à comida eu não sou do género contemplativo (como a Matilde), nem tenho a tua abnegação de fazer só para os outros...

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Fiquei sem palavras, deve ser uma maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Está lindo!!!! gosto muito de coco...chocolate branco não gosto...mas msm assim comia :).... deve estar uma delicia...

    ResponderEliminar
  10. Oi Susana,
    estou conhecendo seu blog pela primeira vez e amei!!!
    Muito lindo, parabens!!!
    Eu li o seu post sobre PAris e concordo com tudo o que vc disse. EU tb conheci a cidade pela primeira vez em 2005 e amei....Foi realmente amor a primeira vista, talvez a cidade mais linda que ja conheci!!!
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Estão muito bonitas!
    Um dos meus livros de culinária preferido dos ultimos tempos é mesmo esse da Donna Hay!

    ResponderEliminar
  12. Consegui achar uns livros da Donna Hay em Montevideu em uma edicao em Espanhol (aqui nao tem)e adorei as receitas
    Essa tortinha deve ter ficado o maximo, da vontade de comer já !!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. nossa!!!! ficou divina!!!! hum.... adorei.... bjkas dani

    ResponderEliminar
  14. Não adianta filosofar sobre a cor do chocolate ou sobre a espécie de fruto...
    Está lindissimo e delicioso, com certeza.
    Que vontade de dar uma trinca num deles...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Belas fotos!!! Muito belas tartes!!! Caramba, daqui a nada ainda dou umas dentadas no monitor!!! (risos).

    Um beijinho amigo,
    Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. as fotos sao uma tortura!!!! lindas mesmo... epa tens mesmo jeito pa isso! :D


    ta tudo perfeito!

    ResponderEliminar
  17. ahhhhhhh e yann tiersen ta no meu coração... tb na musica suzana!!!

    ResponderEliminar
  18. Menina esta cassquinha de coco está uma coisa , acho que vou fazê-la amanhã mesmo!! Bjks

    ResponderEliminar
  19. Estas tartes devem ser uma delícia!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Mais uma receita que me parece perfeita na conjugação de sabores e, mais umas fotos que acho, tal como as outras meninas, dignas de um livro de culinária! Isto de chamares o blogue de Gourmets amadores, confunde a malta! :o)

    Digno de um profissional, Suzana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. yummy, that´s what it looks like ! Parabéns no blog é fantástico, tonei-me seguidora, pois sou uma novata pelos blogs e inclusivé já começei o meu ;) bjs***kimmy

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!