3.4.08

O Bolo de Festa Perfeito



Já falei nos Daring Bakers por aqui. O conceito é simples: um grupo de blogueiros que todos os meses fazem a mesma receita (escolhida por um anfitrião), com as inovações que considerem interessantes sem alterar a receita original. A minha primeira experiência foi uma Lemon Meringue Tart que resultou num desastre e depois um French Bread da Julia Child com uma receita de 10 páginas!!! Percebe-se porque é que nunca se proporcionou colocar nenhuma das receitas aqui em português! Este mês a receita escolhida foi The Perfect Party Cake, da Dorie Greenspan, com honras de tradução.

Desde que o desafio foi lançado no início do mês, andei com uma música dos The Divine Comedy na cabeça. Não que tenha a ver mas enfim...

Give me your love
And I'll give you the perfect lovesong
With a divine Beatles bassline
And a big old Beach Boys sound


Como tal, dêem-me a vossa atenção e dar-vos-ei o Bolo Perfeito! ;)



The Perfect Party Cake
Adaptado de Baking From My Home To Yours de Dorie Greenspan


Para o bolo

2 1/4 chávenas farinha para bolos com fermento
1 colher sopa fermento em pó
½ colher chá sal
1 ¼ chávenas de leite ou buttermilk (usei buttermilk - para cada chávena de leite adicionar uma colher de sopa de sumo de limao. Deixar descansar por 10 minutos antes de utilizar)
4 claras ovos (grandes)
1 ½ chávenas açucar
2 colheres chá raspa de limão (não usei, aromatizei com 2 colheres sopa de lavanda)
8 colheres sopa manteiga sem sal, à temperatura ambiente
½ colher chá extracto limão (não usei)

Para o creme de manteiga
(fiz ½ receita)
1 chávena açucar
4 claras ovos (grandes)
20 colheres sopa manteiga sem sal, à temperatura ambiente
¼ chávena sumo limão (de 2 limões grandes)
1 colher chá extracto baunilha

Para finalizar o bolo

2/3 chávena doce de framboesa (sem graínhas) mexido vigorosamente ou levemente aquecido para liquidificar
cerca de 1 ½ chávenas coco ralado


Para fazer o bolo

Peneirar a farinha, o fermento em pó e o sal. Numa tigela, bater as claras ligeiramente (com um garfo) e juntar o buttermilk.
Noutra tigela, misturar o açucar e a raspa de limão com os dedos até o açucar ganhar a fragância do limão. Adicionar a manteiga e bater a média velocidade por 3 minutos, até a massa estar clarinha. Adicionar o extracto e bater de novo. Envolver a mistura dos ovos e a da farinha alternadamente (3 vezes) até totalmente incorporadas.
Finalmente, bater 2 minutos para assegurar que a massa fica homogénea e com bastante ar. (Passei esta parte, envolvi apenas)
Divide-se a massa por duas formas iguais com cerca de 20cm, untadas e polvilhadas, com papel vegetal no fundo (usei 16 formas de muffins) e alisa-se com uma espátula.
Leva-se ao forno a 180º por 30-35 minutos (os meus levaram 25 minutos) ou até estarem cozidos – inserir um palito no centro e verificar.
Desenformar, colocar os bolos sobre uma grelha durante 5 minutos e retirar o papel vegetal. Deixar arrefecer (os bolos podem ser feitos no dia anterior ou congelados por 2 meses).

Para fazer o creme de manteiga

Colocam-se as claras e o açucar numa tigela (que suporte o calor) sobre um tacho com água a ferver, de forma à tigela não deve tocar a água. Mexer até o açucar se dissolver, cerca de 3 minutos. Com um batedor eléctrico, bater o merengue até arrefecer por 5 minutos. Adicionar a manteiga, aos poucos e bater até estar macio e cremoso e bater por 6-10 minutos. Se durante o processo o creme se separar, continue a bater até voltar a criar consistência e estar homogéneo. Juntar o sumo de limão, aos poucos até estar incorporado e depois o extracto de baunilha. Cobrir com película e reservar.

Finalizar o bolo
Com uma faca afiada, cortar cada bolo em dois. Colocar o fundo do bolo num prato de servir e espalhar 1/3 da geleia. Cobrir com 1/4 do creme de manteiga. Colocar a outra metade e repetir o processo com as restantes camadas, tendo o cuidado de colocar a última camada com o fundo para cima. Utilizar o restante creme para barrar o bolo, no topo e nos lados. Pressionar o coco ralado dos lados e no topo.

Servir à temperatura ambiente. O bolo é melhor no dia mas pode ser guardado, coberto, por 2 dias no frigorífico.

Fiz 16 bolinhos e usei recheios diferentes: creme de manteiga, morangos num xarope de lavanda com morangos simples e natas e mascarpone com geleia de morango e morangos.

21 comentários:

  1. Eu sempre acompanho os desafios das daring bakers, mas quando vejo o tamanho das receitas e a complexidade de mitas delas , me tiram a vontade de participar do grupo. Se bem que quase todas as receitas que vi , parecem ser otimas , como esse bolo. Parece ter ficado uma delicia. Além do que bolo com morangos , para mim sempre vai ser o bolo perfeito de festas
    Adorei os pequenininhos

    ResponderEliminar
  2. Já vi algumas sugestões que outros prepararam.....

    Vou ter que afirmar, com toda a sinceridade, que os seus ficaram muito lindos. A apresentação está fantástica, as sugestões de recheios foi extremamente feliz e deliciosos!

    Parabéns!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Amiga,
    Lamento não estar à altura das tuas elevadas expectativa em relação às minhas capacidades culinárias: este bolo é definitivamente "areia de mais para a minha camioneta". A sua execução é demasiado meticulosa para mentes stressadas como a minha. Mas um dia chego lá! Até lá espero provar este sublime bolo, mas executado por ti. Aliás, parece que algures no texto tu prometes qualquer coisa do género..;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. lol... subscrevo o que disse a pipoka.. este bolo é mesmo para pessoas muito habilidosas e pacientes...
    ficou um espectáculo.. digno de capa de revista!

    ResponderEliminar
  5. Este post está magnífico! Mesmo que não o faça e nunca tenha oportunidade de provar não posso deixar de te dar os parabéns! Lindo! Tal como a Risonha disse, digno de capa de revista! O teu nome do meio é pasteleira-profissional? :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. UAU! Estou sem palavras!
    Parabéns eu já sabia que o teu bom gosto e sofisticação andavam de mãos dadas com o teu talento culinário, mas estou bolo superou tudo!
    Parabéns

    Bjs

    P.S. Adorei os pequeninos e os recheios.

    ResponderEliminar
  7. Um encanto. Com certeza é o bolo perfeito. A descrição está perfeita e as fotos sublimes.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. encantador!

    adorei a sugestão da lavanda...com morangos e creme , com certeza a perfeição!

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Lindíssimo, delicado, subtil...! :-)

    De facto, é o bolo perfeito. Parece-se um pouco com o "fraisier" francês.

    Está de parabéns.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Suzana voce arrasou! Acompanho o Daring Bakers de perto e acho maravilhoso os desafios. Parabens seu Bolo de Festa esta perfeito!
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Suzana está simplesmente perfeito!!! Quanta delicadeza... Adorei o toque da lavanda.
    Este bolo deve ser de elevar ao céu...

    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Suzana, quase desmaiei quando vi a foto do teu bolo: ficou lindíssimo! Parabéns! Bjs

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo blog, foi uma descoberta deliciosa por explorar na totalidade...
    Vi que gosta de chocolate e cacau, tenho uma receita que vai adorar!
    Bos continuação e boas receitas...

    ResponderEliminar
  14. Vou até guardar a foto para namorar...liníssimo! Mas vou guardar a receita também para não me entusiasmar, esquecendo que não sou boa de bolo.
    Parabéns!..

    ResponderEliminar
  15. Suzana e bota perfeito nisto!!! Adorei e me deu água na boca!!! Bjks e excelente semana!!!

    ResponderEliminar
  16. Suzana tentei entrar em seu e-mail mas não consegui..queria te mandar um e-mail pois tenho uma dúvida em uma receita que você postou aqui..Me made um e-mail ok? adriana_porto@terra.com.br bjks

    ResponderEliminar
  17. Acho que o seu foi um dos mais lindos que vi, sem querer desmerecer ninguém, é que tem mais o ladinho português talvez de confeitar, ficou maravilhoso!

    ResponderEliminar
  18. Estou quase, quase a fazer anos, e gostava de ter um bolo perfeito assim!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijinhos verdes

    ResponderEliminar
  19. Bom Dia!Esta sendo um prazer conhecer sua casa, estou aorando.Agora vamos combinar este bolo esta lindo demais e me parece muito sabororso.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  20. Gostei bastante do seu blog,parece que tudo é gostoso
    parabéns

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!