7.5.08

Go Bananas!



Bananas a estragarem-se na fruteira. Nada de diferente de outras fruteiras onde misteriosamente se verifica um súbito excesso de amarelinhas a tender para o preto, muito, muito pouco sexys. Tão pouco sexys que fica a dúvida quanto ao fim anunciado... bolo ou balde (do lixo)? Tenho uma receita de bolo de banana infalível que de quando em vez sai do caderno e salva as pobres da sina indesejável. É uma receita feita a partir de outras a que fui juntando ou retirando um ou outro ingrediente. Ao invés, dos americanos banana bread, cheira-me que tem qualquer coisa de africano, este bolo de banana...



Bolo de Banana

Faz 1 tabuleiro grande ou 2 tabuleiros pequenos (pode fazer-se 1/2 receita)

6 ovos
2/3 chávena natas (150 ml)
2/3 chávena manteiga sem sal, derretida e arrefecida (cerca 100 grs)
1/4 chávena azeite (50 ml)
1/2 chávena açucar amarelo
1 chávena açucar mascavado escuro (medido sem apertar)
1 e 1/2 farinha, peneirada
1 colher chá fermento em pó
1/2 colher chá canela
pitada de noz moscada
1 banana grande ou 2 médias picadas + 2 médias, fatiadas
3 colheres sopa caramelo líquido

Batem-se os ovos inteiros com os açucares por 2 minutos ou até o açucar mascavado se dissolver. Adiciona-se a manteiga, as natas e o azeite, misturando tudo até a mistura estar homogénea. Aos poucos, envolve-se a farinha, peneirada com o fermento e as especiarias. Junta-se a banana picada e mistura-se sem bater.

Num tabuleiro, pincela-se o caramelo no fundo e nas laterais e dispõem-se as fatias de banana. Deita-se a massa, devagar para não mexer a banana e leva-se ao forno a 180ºC por 35-40 minutos ou até estar cozido. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Fica delicioso com gelado.

Sugestões:
Tarte de Marmelo

24 comentários:

  1. O perfume de um bolo de banana recém assado não tem igual! E fica tão bonito! Gosto demais, dos diversos tipos!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Que bolo mais lindo!
    Deve ter ficado magnifico!
    Pena que não posso pegar um pedacinho pelo computador.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Se você der uma voltinha na minha cozinha vai ver como minhas fruteiras estão...repletas desta fruta completa. Esta receita não vai ficar esquecida.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Como sempre lindas fotos e excelente receita.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. A avaliar pelas fotos deve ser de comer e chorar por mais. Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que lindo o bolo, adoro tudo com banana!

    ResponderEliminar
  7. Que louça bonita!
    O bolo está com um aspecto fabuloso, eu é que não gosto nada de bananinha mas se substituir por outra fruta imagino que deverá ficar igualmente bom não é?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o seu blog :-)

    Tanto pelas receitas, como pelas introduções, as fotos, design do blog... Está lindo.

    Vou adicionar um link lá no meu.

    ResponderEliminar
  9. o bolo de banana é um dos meus favoritos... "i lobbbbbbbbbe it" já se cheira daqui!

    :DDDD


    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Adoro esse bolo, minha avo fazia , no olho, eu faco até hoje e é meu blo preferido de bananas.

    ResponderEliminar
  11. Além de continuar por aqui no Comidas Caseiras, podem espreitar outras aventuras mais criativas mas em que a "comida" continua a reinar. Chama-se "Outras Comidas" e está em: www.outrascomidas.blogspot.com

    Obrigado

    Luís Pontes

    ResponderEliminar
  12. O bolo ficou com um ar apetitoso.
    Não há nada melhor do que fruta demasiado madura, é ideal como mais uma "desculpa" para fazer um doce.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Suzana , bolo de banana é uma delícia , eu amo e aproveitar o que está sobrando é melhor ainda!!!! Deve ser muito saboroso e cheiroso...Bjks e bom final de semana

    ResponderEliminar
  14. Bolinho de banana...Trás da próxima vez que me visitares, boa??? Adorei a visita no freak biju!!!!
    Beijoca enooooooooooorme

    ResponderEliminar
  15. Imagino o cheirinho desse bolinho! Com especiarias e banana, deve ficar bom demais! As fotos, como sempre, lindas! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Que delícia...tenho uma receita de bolo parecido, mas seu toque com natas, azeite e noz moscada..arrasou!!!Receita completamente anotada!bjs

    ResponderEliminar
  17. Trás? Que CALINADA!!! Estava maluca, não ligues, olha, sendo assim já são duas fatias QUE TRAZES, ok???
    Vim ver de ti... Beijoca

    ResponderEliminar
  18. Já cá estou outra vez!!!

    Gostei desta receita com azeite, da próxima vez que me apetecer bolo de banana, já sei qual vai ser.

    Beijocas e saudades

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Excelente aspecto. Muita gente aposta neste fruto para elaborar sobremesas. Por acaso, é um fruto que eu nunca utilizei nos meus docinhos. Tenho que abrir os meus horizontes. :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Deixei-te um mimoco...
    Beijinhos gigantes

    ResponderEliminar
  21. adoro bolo de banana, mais uma receita é sempre bem vinda e as natas e o azeite seguramente dão-lhe um toque especial
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!