9.7.08

Adorada Liubliana

Ljubljana

Small is beautiful. Depois de um movimentado week-end em Paris (onde toda a gente parecia estar na rua para comemorar o solestício de Junho), Liubliana foi o sítio perfeito para ir com a sua calma vivência onde o rico legado cultural e histórico não deixa de espantar. A cidade é uma mistura de arquitectura do Renascimento, Arte Nova e do Barroco, construída à volta do Ljubljanica, o rio que a atravessa. O principal responsável pela beleza da arquitectura de Liubliana é Jože Plečnik, também (ou sobretudo) conhecido pelo seu trabalho em Praga.

Ljubljana's Library

Liubliana (loo-bli-ana) traduz-se como 'adorada', o que não podia ser mais apropriado para tão deliciosa cidade. Um provérbio esloveno diz que Um coração sem palavras é melhor que palavras sem coração. Talvez seja que a dificuldade que tenho em expressar os meus sentimentos acerca de Liubliana se traduza dessa forma, porque não me restam dúvidas que a cidade permanecerá no meu coração...

Mas não é apenas a cidade e a sua arquitectura que impressionam. A comida (afinal este é um blog de culinária!) também merece uma atenção. Comecemos pois com o doce tradicional da Eslovénia.

Prekmurska gibanica

Originalmente da região de Prekmurje (na parte oriental do país), Prekmurje Gibanica tornou-se uma sobremesa popular por toda a Eslovénia. É feito de várias camadas de massa Phyllo alternadas com recheio de queijo (requeijão), sementes de papoila, passas, nozes e maçã. Gibanica (ghee-bah-nee-tsa) chama sempre a atenção, não apenas pelas suas camadas e diversos sabores, mas e sobretudo porque a sua tradução para Inglês é... “moving-cake”! De facto um nome invulgar para um bolo e que me fez rir da primeira vez que o ouvi. É ou não um nome fantástico para o doce tradicional por excelência de um país?

Ljubljana's River

11 comentários:

  1. A avaliar pelas fotos deve ser um país lindissimo.
    Aquele docinho também deve ser delicioso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É de facto um nome bem engraçado para um doce de aspecto tão lindo...
    As fotos que nos apresentaste hoje são lindíssimas!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como bem sabes, além da paixão pela gastronomia, também partilhamos a paixão pelas viagens... Inevitavelmente, os teus posts deixaram-me com vontade de conhecer Liubliana.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. A Pipoka tirou-me as palavras da boca! O meu problema é o fazer e desfazer malas e sair de casa, mas depois é só "curtir".

    Também quero ir a Liubliana!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. De facto, que local encantador! :-)

    Merece mesmo uma visita.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. As fotos estão lindas, me deram mais saudades ainda da Europa...
    Parabéns pelo ótimo blog!

    ResponderEliminar
  7. parece um lindo lugar!
    eu, me diverti muito pronunciando as palavras!
    xD

    ResponderEliminar
  8. Que lindo lugar , amei as sobremesas. Voce tem que achar as receitas :)
    Quando voltar eu te nominei para um meme sobre fotos e para colocar as fotos que vc mais gosta de comidas. O meme é totalmente opional, voce so faz se quiser e puder, mas como gosto tanto de suas fotos logo pensei em vc.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Deu-me uma perspectiva nova sobre este país. Lindissimas fotos e gostei muito da descrição. Esse moving cake deve ser uma delicia!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!