20.8.08

Panquecas e Pêras Caramelizadas

Caramelized pear pancakes

cream coloured ponies and crisp apple strudels
doorbells and sleigh bells and schnitzel with noodles
wild geese that fly with the moon on their wings
these are a few of my favorite things


Já reconheceram certamente a letra das 'coisas favoritas' de Julie Andrews em Música no Coração. Eu, como muitos antes e depois de mim, vi vezes sem conta o filme que continua a passar religiosamente no Natal de cada ano. E se a história romântica de lágrima ao canto do olho não me comoveu particularmente (eu sou mais do género Mary Poppins), a canção em que Maria enumera para as crianças as suas coisas favoritas sempre me fez trautear a dita. De que gosto eu? De gatos e livros, do cheiro da terra molhada, de figos e jogos de ténis, de abraços e cidades grandes... Mas por mais que eu goste de strudel, gosto muito mais de panquecas! ADORO panquecas à Americana (especialmente altas e fofas com fruta e mel ou maple syrup) mas perco-me igualmente por crepes ao melhor estilo Francês (estaladiços e finos, dobrados com chocolate). E já que estamos em maré de coisas favoritas, fica uma receita da sempre fantástica (e minha mais que favorita) Donna Hay.

Caramelized pear pancakes

Panquecas e Pêras Caramelizadas
Adaptado de Donna Hay, Cozinha Rápida Para Saborear Devagar, p. 138, 162-164

15 panquecas

2 chávenas (250 g) farinha, peneirada
3 colheres chá fermento em pó
1/3 chávena (85 g) açucar granulado
2 ovos
1 1/2 chávena (375 ml) leite
75 g manteiga, derretida
sal

Peneira-se a farinha, o fermento, o açucar e o sal para uma taça e faz-se uma covinha ao centro. Batem-se ligeiramente os ovos, o leite e a manteiga numa taça à parte. Verte-se a mistura para a cova e mexe-se até a massa estar macia. (Adiciona-se leite extra, se necessário, até conseguir a consistência desejada).

Aquece-se uma frigideira antiaderente em lume médio. Deita-se 1/3 chávena (cerca de 80ml) de massa na figideira e deixa-se cozer, até que apareçam bolhas à superfície. Vira-se a panqueca e coze-se por mais 1 minuto ou até estar dourada. Repete-se com a restante massa.

Para as pêras caramelizadas

Alouram-se as fatias de pêra (eu usei duas pêras grandes, maduras mas ainda firmes) em 60g de manteiga e 3 colheres de sopa de açucar amarelo, até ficarem macias. Dispõe-se as pêras em camadas, intercalando com as panquecas. Adiciona-se 3 colheres de sopa de açucar amarelo à frigideira, juntamente com 1 chávena (250ml) de natas. Deixa-se ferver até obter um molho espesso. Verte-se sobre o monte de panquecas e pêra e serve-se.

16 comentários:

  1. Eu também sou mais Mary Poppins e nunca fui muito à bola com o Música no Coração. ;)
    Estas panquecas estão de babar e como eu também sou mais maçãs que pêras, já as estou a imaginar com umas maçãzinhas caramelizadas... ;)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me eu de acrescentar que se calhar é porque tenho um bolo com maçãs cristalizadas ali no forno e a casa cheira lindamente ;)
    Imagino que as tuas pêras também tenham perfumado a casa inteira!

    Outro beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. huuummm... parece-me a mim que,(também sou mais maçã que pêra) esta receitinha não vai escapar...

    bjks

    ResponderEliminar
  4. Hei Suzana coincidiu algumas coisas em comum incluindo as panquecas. Essas fotos estao lindas e apelativas.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Suzana!
    Que deliciosa esta sugestão!
    Adoro peras e com as panquecas e 'molho', deve ter ficado excepcional!
    Que bom vir aqui...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não pode ser! Isto é de rebentar qualquer dieta! Eu estava genuinamente a querer perder algum peso até ver estas fotos. Raios vos partam!

    Que aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  7. Aí Deus meu, como não comer os doces diante de uma foto dessa?! Que maravilha!

    ResponderEliminar
  8. Tu és respnsável pela minha crise de açucar! Que coisa boa!!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Suzana, maravilhosa combinacao,A foto esta altamente tentadora.Sou mais crepes que panqueca, acho que por talvez nunca ter provada uma panqueca que me agradase . Vou tentar a sua receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Aaai, Suzana... Miss Hay e você se juntaram hoje para me fazer feliz... Só de olhar para essas delícias já senti o meu dia adoçado, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Estas panquecas já estão entre minhas favoritas.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Têm óptimo aspecto, estas panquecas...e o caramelo...divinal!:)


    P.S - no texto da receita há uma parte em inglês!... (eu sei bem o que é isto de ter 2 blogs!;))

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues para o mês de Setembro estão abertas.

    Vamos lá!

    ResponderEliminar
  14. Realmente, essa receita é para ser apreciada bem devagarzinho!
    Adorei!
    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Oi Suzana, não só adoro a "Música no Coração" como já pus a minha filha de 4 anos a gostar do mesmo ihihih Claro que ela só gosta das partes das cantorias, que vendo bem, são o melhor.

    Sou do grupo panquecas altas e fôfas e recheadas com mel, sempre. Quem sabe não tento esta variação, que parece resultar lindamente :)

    ResponderEliminar
  16. Suzana, isto até é uma maldade para mim que adoro panquecas e pêras... As fotos estão absolutamente tentadoras.
    Tenho mesmo que experimentar esta receita!

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!