15.8.08

Tiramisu de Amêndoa e Caramelo

Almond Caramel Tiramisu

Uma sobremesa não se denomina "estimulante" sem razão que o justifique. "Tirami-su" significa literalmente 'puxa-me para cima' e a razão pela qual torna quem o come mais feliz é mais que evidente para quem já se submeteu a semelhante experiência!

Adoro Tiramisu, já se percebeu. Esta sobremesa italiana é recente (supostamente inventada em Treviso no norte de Itália) há apenas um par de décadas, podendo apresentar inúmeras variações. O único ingrediente constante é o mascarpone - um queijo cremoso feito a partir de crème fraîche. A receita traditional básica é confeccionada em Itália usando ovos crús, ao contrário de muitas recentemente divulgadas que fazem uso de natas batidas. A minha versão, aperfeiçoada ao longo dos anos e feita a partir de outras, utiliza ovos crús em vez de natas - mascarpone e nats parece-me redundante e os ovos conferem a textura perfeita ao zabaglione - mas é só a minha opinião. ;) A utilização de ovos fresquíssimos é crucial, o que para mim não é um problema desde que o meu pai se reformou para se tornar em Gestor de Capoeira... mas essa é outra história e tem de ficar para outro dia!

First things first.

ladyfingers

Palitos de Amêndoa

40 unidades

3 ovos grandes, separados
3 colheres de sopa + 2 açucar superfino
1/2 colher de sopa extracto de amêndoa
1/2 chávena (cerca de 65 grs) farinha, peneirada
1/2 colher de chá sumo de limão
2 colheres de sopa amêndoa laminada, picada grosseiramente
açucar extra para polvilhar

Aquece-se o forno a 180ºC. Preparam-se 2 tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone.

Batem-se 3 gemas e 2 colheres de sopa de açucar com o batedor eléctrico, até a mistura duplicar de volume. Adiciona-se o extracto e as amêndoas e envolve-se a farinha com uma espátula, em 4-5 vezes. Separadamente, batem-se as claras em castelo com o limão. Adicionam-se 3 colheres de sopa de açucar, uma de cada vez, e continua a bater-se até se estar firme. Mistura-se a massa das gemas, cuidadosamente para não quebrar o meringue mas até se apresentar completamente incorporado.

Coloca-se a massa num saco de pasteleiro, com um orifício redondo (cerca de 1,5 cm) e formam-se os palitos sobre o papel vegetal, deixando espaço suficiente entre cada um. Com um passador polvilham-se os palitos com o açucar extra. Cozem-se por 10 minutes ou até ligeiramente dourados. Removem-se do forno e com uma espátula descolam-se do papel vegetal. Deixam-se arrefecer completeamente sobre uma grelha metálica.

Almond Caramel Tiramisu

Tiramisu de Amêndoa e Caramelo

6-8 Pessoas

Praliné
Adaptado de Donna Hay, Modern Classics 2, p.124

Aquece-se o forno a 180ºC. Coloca-se 1/3 chávena de amêndoas inteiras sem pele num tabuleiro forrado com papel vegetal, e leva-se ao forno por 10 minutos. Numa caçarola, deita-se 1/2 chávena de açucar superfino e 1/4 chávena de água e leva-se a lume fraco até o açucar se dissolver. Aumenta-se o lume e deixa-se ferver até a mistura estar dourada. Remove-se do lume, deixa-se arrefecer ligeiramente e deita-se sobre as amêndoas. Depois de sólido, parte-se o praliné aos bocados e reduz-se a pó no processador.

Creme de Mascarpone
300 grs mascarpone
4 ovos grandes e frescos, separados
4 colheres de sopa + 2 açucar superfino
pitada de sal
2 colheres de sopa Amarguinha, ou mais a gosto
40 palitos de amêndoa (ver receita acima)
1/2 chávena (125 ml) café forte, frio
2 colheres sopa amêndoa laminada, torrada

Batem-se 4 gemas e 4 colheres de sopa de açucar com o batedor eléctrico, até a mistura duplicar de volume. Gradualmente, adiciona-se o licor e o mascarpone cheese e mexe-se até estar totalmente incorporado. Separadamente, batem-se as claras em castelo com o limão. Adicionam-se 2 colheres de sopa de açucar, uma de cada vez, e continua a bater-se até estar firme. Mistura-se a massa do mascarpone, cuidadosamente para não quebrar o meringue.

Finalizar
Passa-se cada palito pelo café e coloca-se num prato grande ou individual, formando uma camada. Cobre-se com creme de mascarpone. Polvilha-se com 2 colheres sopa de praliné. Repete-se até finalizar os palitos, assegurando que a última camada é de mascarpone e praliné. Salpica-se com a amêndoa laminada. Refrigera-se 2 horas.

13 comentários:

  1. Delicioso tiramisú, um verdadeiro manjar, bjs

    ResponderEliminar
  2. Susana,esse tiramisú deve ser MARAVILHOSO!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A primeira vez que fiz, foi com gemas e adorei. depois com isso da salmonela, passei a nao usar mais . E nao fazer mais, pois nao gostei do resulatado sem ovos. Adorei a adicao dos palitos de amendoas. Adoro mendoas e do praline De babar susana
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. susana está lindaaaa sua sobremesa...e ao ler sei q comeria ela sozinha!!bjs

    ResponderEliminar
  5. Sem palavras diante de tal delícia de sobremesa. Depois da torta de limão esta sobremesa é a preferida do meu marido. Vou fazer essa receita com praliné de amêndoas para variar. Tenho certeza que vai ser um sucesso.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Quiche com macaxeira, Comadre Fulozinha, La Cucinetta etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    www.slowfoodbrasil.com

    ResponderEliminar
  7. É o primeiro que, finalmente, dispensa o tenebroso chocolate gelado!

    Viva este tiramisú!

    Luis Pontes

    ResponderEliminar
  8. Suzana , esta receita está demais , sua foto ficou linda!@ Meu mano André adora tiramisu! Bjks

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela receita! deve ter ficado maravilhosa!

    Não conhecia seu blog e gostei mto!
    Um abraço, Glau
    Madames na Cozinha

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!