1.11.20

Pão-de-ló com azeite virgem extra e 13 anos a alimentar um blog

Pão-de-ló com azeite

Treze. Fizesse a superstição parte de quem somos e a justificação estaria encontrada. No mais difícil dos anos partilhamos os desafios de todos e a eles juntamos a perda que nos enche os dias. Enorme e insuportável. Da tristeza e das saudades fazemos coragem para seguir em frente com um sorriso no rosto e a vontade inabálavel de viver muito e bem. Porque a esperança de que um tempo melhor possa chegar nos faz caminhar com mais firmeza e cada novo dia oferece sempre mais uma oportunidade de sermos felizes.

Se a vida nos manteve longe deste blog, ele é — continua a ser — espaço de partilha e memória, de luz e inspiração. Dos anos que passam fica a certeza que aqui somos sempre relembrados da enorme sorte que é poder cruzar os dias com seres e lugares irrepetíveis, através do prato e do copo, à mesa ou por aí. E que mais aniversários se seguirão.

Pão-de-ló com azeite
Pão-de-ló com azeite

Sobre o bolo que é pretexto para celebrar mais um ano de vida por aqui, ele é tudo o que mais prezamos. Nasce feito de tradição e renovação e muda o que é preciso para ser ainda mais perfeito quando perfeição é coisa que não falta a um pão-de-ló. Este sai direitinho das mãos do chef Nuno Mendes no seu livro Lisboeta, um livro bonito que exalta a maravilha que é Lisboa e a gastronomia portuguesa.

À receita mãe feita de açúcar e ovos e um tudo nada de farinha junta-se o azeite virgem extra. Com ele o bolo ganha uma nova textura mas é o sabor que sai vencedor. E há lá maior alegria que voltar onde somos as boas-vindas estão sempre garantidas e ter uma fatia de bolo à nossa espera. Venham mais treze!

Pão-de-ló com azeite


Pão-de-ló com azeite virgem extra
Adaptado de uma receita de Nuno Mendes, Lisboeta

rende 6 fatias

4 ovos inteiros + 1 gema
100 g açúcar branco
20 g farinha de trigo T55
80 ml azeite virgem extra + extra, para servir
flor de sal, para servir

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare uma forma de 20 cm de diâmetro, forrada com papel vegetal.

Bata o açúcar e os ovos + a gema com uma batedeira eléctrica até obter uma mistura leve e fofa (10-15 minutos). Introduza um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte o azeite e peneire a farinha e, sem bater, envolva na massa.

Deite a massa na forma e leve ao forno por 8 minutos ou até o bolo começar a solidificar.

Reserve algumas 4 horas e sirva, à temperatura ambiente, com um fio generoso de azeite virgem extra e um pouco de flor de sal.