25.9.08

Um affair em amarelo e vermelho

Cupcakes

O que é que é fofo, colorido, açucarado e verdadeiramente Americano? O cupcake, pois claro! Quando estes bolos tradicionais atravessaram o Atlântico e puseram o pé na Europa, um 'bolo de fadas'* tinha chegado. Não morro de amores por corantes artificiais e essa é a minha única questão em relação aos cupcakes. A minha versão deste clássico Americano faz-se num leve toque de vermelho a coroar picos de amarelo brilhante. É apenas amêndoa, pêra, açafrão e limão sobre branco - o que eu dava para ter caixinhas vermelhas!

*Literalmente um 'bolo de fadas' chamado de 'fairy cake' entre os britânicos, mas não aceite como tradução directa de cupcake... o ainda mal amado por terras de Sua Majestade.

Cupcakes

Cupcakes de Pêra e Açafrão com Lemon Curd

Faz 16 mini (ou 8 normais)

1 perâ pequena, madura mas firme
100grs manteiga com sal
100grs açucar superfino
2 ovos médios
½ colher chá extracto baunilha
100 grs amêndoas raladas
40 grs farinha, peneirada
½ colher chá açafrão (ou mais, a gosto)
1 colher chá raspa limão

Aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga com o açucar até obter uma massa leve. Adicione os ovos gradualmente. Junte o extracto de baunilha e a raspa de limão. Envolva as amêndoas e a farinha, mexendo apenas o necessário (não trabalhe demasiado a massa). Coloque 16 caixinhas de papel dentro das formas ou tabuleiros. Encha cada uma até um pouco mais de metade. Descasque a pêra e fatie. Coloque 2 ou 3 pedaços em cada cupcake. Leve ao forno por 15-18 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno.

Lemon Curd

Lemon Curd
Adaptado de Alice Waters, The Art of Simple Food

½ chávena sumo limão
raspa de 1 limão
2 ovos
3 gemas
2 colheres sopa leite
1/3 chávena açucar
¼ colher chá sal (omita se utilizar manteiga com sal)
6 colheres sopa manteiga, cortada em pedaços

Bata todos os ingredientes até estes ligarem, excepto o sumo e raspa de limão e a manteiga. Acrescente em seguida o sumo e raspa de limão e adicione a manteiga.

Leve a lume médio num tacho pequeno anti-aderente, mexendo continuamente até a mistura ficar a cobrir as costas da colher. (Não deixe ferver ou os ovos podem talhar) Depois de engrossar, coloque numa tigela ou em frascos e deixe arrefecer. Tape e refrigere. Faz cerca de 2 chávenas.

Finalizar os cupcakes: coloque uma colherada de lemon curd no topo de cada um e polvilhe com filamentos de açafrão.

Estes Cupcakes de Pêra e Açafrão com Lemon Curd vão para a Fanny do delicioso blog Foodbeam, para fazer parte desta Sugar High Friday. SHF é um evento criado pela Jennifer, aka the Domestic Goddess.

14 comentários:

  1. Suzana, que cupcakes super chiques! Fariam corar de vergonha qualquer cupcake vermelho, verde ou azul! E imagino que o sabor esteja ao nível do visual. E agora vou-me embora que já tenho o teclado todo babado :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Também sou da tuas, Suzana! Não me interesso muito por corantes. Apesar de gostar de olhar para os cupcakes e bolachas decoradas, não me tenta fazê-los! Mas, como a menina gosta de dar as suas voltinhas, lá arranjou uma solução! A conjugação da fruta do bolinho com a cobertura, parece-me muito feliz! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Suzana, que cupcakes tão lindos e delicados! Esta receita é das primeiras que me atrai realmente pois eu também não sou fã dos
    cupcakes cheios de corantes. Adorei a tua versão, bem à minha medida já que junta dois ingredientes dos quais gosto muito: o limão e a pêra.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    ResponderEliminar
  5. O toque da cor e sabor de açafrão com o delicado das peras, wow, deve ter ficado excepcional!
    E o lemom curd como cobertura...
    Fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso o cup cake, com aparência ótima e uma vontade de comer uns 3 pelo menos. rsrsrs. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Suzana tu nem sabes a falta que me fazias hoje cá em casa, ajudavas-me com o lemon curd :-)

    Está o máximo essa receita, mais uma vez o açafrão com o papel principal, adorei!

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Suzana querida isso eh obra de arte. Lindos!
    Adoro lemon curd. Well done!

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente demais, aqueles cremes amanteigados, coloridos, não me agradam. Adorei sua versão.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Huuuuuuuuuuuuuuuuuum!!!

    Eu ADORO bolinhos, sejam muffins ou cupcakes (eu sempre chamei muffins de muffins, mas adorei saber que existe um nome em português pra eles - apesar de bizarro).

    A tua receita de lemon curd parece ÓTIMA, vou tentar! Os ingredientes são bem simples =]

    Adorei teu blog, cheio de gostosuras.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Lindos e deliciosos. Tbem nao sou fa de corantes, quase nao uso na minha cozinha

    ResponderEliminar
  12. bem ...estou babada e pasmada ..decobri agora este blog ..mais uma para experimentar
    parece tão fácil e deliciosos..
    já agora...há umas formas em silicone coloridas, acho que ficariam muito bem para estes cupcakes vi neste blog http://paracozinhar.blogspot.com/2008/10/queques-rpidos-de-ma-e-canela.html.... são lindas e coloridas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!