25.9.08

Um affair em amarelo e vermelho

Cupcakes

O que é que é fofo, colorido, açucarado e verdadeiramente Americano? O cupcake, pois claro! Quando estes bolos tradicionais atravessaram o Atlântico e puseram o pé na Europa, um 'bolo de fadas'* tinha chegado. Não morro de amores por corantes artificiais e essa é a minha única questão em relação aos cupcakes. A minha versão deste clássico Americano faz-se num leve toque de vermelho a coroar picos de amarelo brilhante. É apenas amêndoa, pêra, açafrão e limão sobre branco - o que eu dava para ter caixinhas vermelhas!

*Literalmente um 'bolo de fadas' chamado de 'fairy cake' entre os britânicos, mas não aceite como tradução directa de cupcake... o ainda mal amado por terras de Sua Majestade.

Cupcakes

Cupcakes de Pêra e Açafrão com Lemon Curd

Faz 16 mini (ou 8 normais)

1 perâ pequena, madura mas firme
100grs manteiga com sal
100grs açucar superfino
2 ovos médios
½ colher chá extracto baunilha
100 grs amêndoas raladas
40 grs farinha, peneirada
½ colher chá açafrão (ou mais, a gosto)
1 colher chá raspa limão

Aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga com o açucar até obter uma massa leve. Adicione os ovos gradualmente. Junte o extracto de baunilha e a raspa de limão. Envolva as amêndoas e a farinha, mexendo apenas o necessário (não trabalhe demasiado a massa). Coloque 16 caixinhas de papel dentro das formas ou tabuleiros. Encha cada uma até um pouco mais de metade. Descasque a pêra e fatie. Coloque 2 ou 3 pedaços em cada cupcake. Leve ao forno por 15-18 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno.

Lemon Curd

Lemon Curd
Adaptado de Alice Waters, The Art of Simple Food

½ chávena sumo limão
raspa de 1 limão
2 ovos
3 gemas
2 colheres sopa leite
1/3 chávena açucar
¼ colher chá sal (omita se utilizar manteiga com sal)
6 colheres sopa manteiga, cortada em pedaços

Bata todos os ingredientes até estes ligarem, excepto o sumo e raspa de limão e a manteiga. Acrescente em seguida o sumo e raspa de limão e adicione a manteiga.

Leve a lume médio num tacho pequeno anti-aderente, mexendo continuamente até a mistura ficar a cobrir as costas da colher. (Não deixe ferver ou os ovos podem talhar) Depois de engrossar, coloque numa tigela ou em frascos e deixe arrefecer. Tape e refrigere. Faz cerca de 2 chávenas.

Finalizar os cupcakes: coloque uma colherada de lemon curd no topo de cada um e polvilhe com filamentos de açafrão.

Estes Cupcakes de Pêra e Açafrão com Lemon Curd vão para a Fanny do delicioso blog Foodbeam, para fazer parte desta Sugar High Friday. SHF é um evento criado pela Jennifer, aka the Domestic Goddess.