30.10.08

Cream Tea para dois

London

Londres. Casa longe de casa. Talvez seja porque já lá estive mais vezes do que me lembro ou porque foi realmente casa por uns tempos ou porque foi a minha primeira viagem para fora do país sozinha, Londres é-me muito querida e familiar. A primeira vez que aterrei em terras de sua majestade, há meia vida atrás, foi uma aventura (conto qualquer dia!), a última aconteceu apenas há 4 meses quando numa viagem relâmpago fui a Londres para as semifinais de Wimbledon com a minha amiga N. - a minha parceira das jornadas tenísticas - e passei um par de dias com ela e a sua adorável família.

Eu e a N. tornámo-nos amigas há uma eternidade e já estivemos juntas em Wimbledon um zilião de vezes. Anos atrás, tomei o meu primeiro Cream Tea no Pergola Cafe quando a chuva interrompeu os encontros (o que em Wimbledon acontece... o tempo todo!). Desde sempre quando penso em Wimbly, não são morangos com natas ou Pimm's (tradicionais nos campeonatos) que me vêm à ideia mas - já adivinharam - Cream Tea. O Pergola foi mudado de sítio por causa das obras há dois anos. A N. e eu detestámos as cadeiras de metal e o open-space lounge, o chá servido em copos de papel e a falta de alma em geral do novo espaço. Este ano, o Pergola tinha voltado ao seu estado original e eu tomei o meu cream tea no jardim interior com cadeirões de madeira, numa chávena de porcelana. Até a chuva parou e o sol apareceu, para que o "quadro" pudesse ficar completo. Oh perfeição!

O Provador e me estamos de partida para um fim de semana prolongado em Londres. Guarda-chuva, bilhetes para a exposição do Rothko na Tate e a previsão de chuva. Estamos prontos para seguir.

Cream Tea

Scones
Adaptado de Bill Granger, Bill's Food

Faz 8

1 colher sopa açucar em pó
310 grs (2 1/2 chávenas) farinha trigo
1 1/2 colher chá fermento em pó
pitada de sal
250 ml (1 chávena) leite
30 grs manteiga, derretida

Aqueça o forno a 220ºC/Gás7. Peneire o açucar, a farinha, o fermento em pó e o sal numa tigela. Adicione o leite e a manteiga e mexa até combinar os ingredientes. Amasse ligeiramente até a massa estar macia e coloque numa superfície enfarinhada.

Use um copo para cortar rodelas de 5 cm de diâmetro e 3 cm de espessura. Coloque num tabuleiro untado (ou sobre um tapete de silicone). Junte as sobras, amasse rapidamente de novo e corte mais rodelas de massa. (Pincelei com gema de ovo batido) Leve ao forno por 8 a 10 minutos, até estarem crescidos e dourados.

Cream Tea é originalmente servido com clotted cream, que não temos em Portugal. Servi os meus com manteiga e Blood Orange Marmalade da Duchy's, que a N. meteu na minha mala já no aeroporto quando eu estava de volta. A Duchy Originals é uma marca de que gosto muito, com uma filosofia de sustentabilidade e ajuda absolutamente fantásticas. E os doces são deliciosos!

Cream Tea

15 comentários:

  1. Suzana querida, está divinal teu cream tea.. nossa, que vontade me deu de comer um scone quentinho e gostoso como este, agora!
    Beijos, flor.

    ResponderEliminar
  2. Então boa viagem para vocês, aproveitem bem o fim de semana!

    Os scones estão lindos, perfeitos!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O meu marido tem com Londres uma relação parecida com a tua. Anda a tentar ensinar-ma, mas acho que só lá chego com o tempo. Estou cada vez mais rendida mas ainda não incondicionalmente.
    Diverte-te muito e que a chuva não seja demasiada!

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Suzana, não é dificil de fazer os scones... ideias surgindo hehehe
    Um dia irei para Europa fazer um tour! Acho lindo ai.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Suzana, que delícia achar este seu post sobre Londres... também estive lá no mês passado, me apaixonei palo cream tea, que comia todos os dias...rsrsrs!! Se quiser conhecer a minha viagem a Londres, dê uma olhada no meu blog. Eu inclusive improvisei uma receita de clotted cream.
    Um beijo grande,

    ResponderEliminar
  6. Adoro Londres, adoro chá e adoro scones, o que pedir mais???
    Boa viagem...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Entao quer dizer que além de cozinhar gosta de jogar tênis? quando vier ao Brasil temos que marcar algo.
    Sou louca por Londres. Faz tanto tempo que nao viajo pra lá, mas tbem pra nós é hiper longe...
    Boa viagem, divirta-se !!!

    bjks

    ResponderEliminar
  8. Entao quer dizer que além de cozinhar gosta de jogar tênis? quando vier ao Brasil temos que marcar algo.
    Sou louca por Londres. Faz tanto tempo que nao viajo pra lá, mas tbem pra nós é hiper longe...
    Boa viagem, divirta-se !!!

    bjks

    ResponderEliminar
  9. que coincidência... londres também foi a minha primeira viagem sem pais em 95. desde entao nunca mais lá voltei, mas tenho saudades. os scones ficaram bem fofinhos ;-)

    ResponderEliminar
  10. Olá! Também adoro Londres, volta não volta vou lá, a próxima vez será em Dezembro e já estou a contar os dias.
    Podes encontrar clotted cream no algarve nos supermercados apolónia (almansil e galé) e talvez no Corte Inglês em Lisboa.

    Boa Viagem!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Suzana, adorei o seu post e ao lê-lo deu-me ainda mais vontade de partir, porque ando em ansias desde q emarcamos viagem para Londres para Dezembro! Nunca lá fui, mas tenho enormes expectativas. Goostei muito dos scones e do cream tea! Muito apropriado! bjs

    ResponderEliminar
  12. FICARAM LINDOS, PERFEITOS, DELICIOSOS!!!

    E boa viagem! Divirtam-se!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida Suzanna, ter te conhecido foi maravilhoso. ler este post ja tendo falado contigo foi realmente muito interessante pois como que te ouvi falar. Espero que a exibicao tenha agradado muitissimo a voces. ja vou anotar umas palavrinhas que aprendi aqui - descartarei as minhas palavras 'adaptadas'. grande abraco.

    ResponderEliminar
  14. Assim até apetece que chova, para tomar o Cream Tea, nesse ambiente nostalgico e encantador. Boa viagem e diveirtam-se. Bj

    ResponderEliminar
  15. Vivi em Londres uns tempos e tenho imensas saudades dos meus scones com clotted cream. Aqui há dias consegui uma "aproximação" juntanto manteiga (à temperatura ambiente) com mascarpone e homogeneizando bem.
    Faz lembrar...
    ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!