10.9.19

Saladinha de cenouras à Algarvia

Saladinha de cenouras à Algarvia

Sonhos, saudades e o desejo de prolongar as memórias felizes de umas férias a Sul. O Algarve ainda à flor da pele toma a forma dos sabores conhecidos e adorados, repetidos a cada ano, numa espécie de reencontro com velhos amigos.

Peixe, salada e todo o doce da fruta de Verão a celebrar o tempo (curto) de praia. E, contudo, de todas as lembranças são as cenouras, cortadas à rodela e temperadas com o aroma dos cominhos, que mais falta fazem. Talvez não saiba ao mesmo pois faltará sempre o mar e a brisa que o caracteriza, mas colocará um sorriso maior na face de quem ainda não aceitou a mudança de ares.

Saladinha de cenouras à Algarvia
Saladinha de cenouras à Algarvia

Esta receita é servida por todo o Algarve, como entradinha, com pão e azeitonas. Serve o propósito de manter ocupadas as bocas que esperam pelo prato principal e não podia ser mais simples de confeccionar. Os temperos remetem para uma herança do Norte de Africa e a presença dos cominhos fecha a combinação ganhadora com o doce das cenouras.

Bom apetite!

Saladinha de cenouras à Algarvia



Saladinha de cenouras à Algarvia

500 g cenouras, preferencialmente do mesmo tamanho
1 dente de alho, picadinho
2 colheres (chá) cominhos moídos
1 colher (chá) colorau
2 colheres (sopa) azeite virgem extra
1 colher (chá) vinagre vinho branco
2 colheres (sopa) salsa picada

Descasque as cenouras e corte-as em rodelas aproximadamente da mesma dimensão. Coza as cenouras em água com sal (10 minutos). Escorra a água e, num passador, passe-as por água fria. Coloque numa tigela e, ainda mornas, tempere a salada com alho picado, cominhos e colorau. Tempere com azeite extra virgem e vinagre e polvilhe com salsa picada. Mexa bem e rectifique os temperos, se necessário.

Sirva com pão, como entrada.